Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2005 - 17h02

Ministério do Planejamento utiliza arquitetura de cluster com soft livre

Publicidade

da Folha Online

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento colocou em funcionamento uma arquitetura de cluster, baseada em software livre, com 32 servidores e 64 processadores.

O órgão fez a implementação para testar conceitos de cluster computacional, de aplicação e de armazenamento e o conceito de grid computing. A arquitetura é utilizada no processamento de informações sobre projetos de inovação tecnológica.

O objetivo é auxiliar o governo federal na implementação de sistemas computacionais integrados, interligados entre si, que ampliem a capacidade de processamento da administração federal.

O próximo cluster será instalado na sede do Ministério do Planejamento --a conexão entre os prédios será feita com uma infra-estrutura de rede de comunicação que interliga prédios da Administração Pública Federal e órgãos públicos em Brasília.

Com essa infra-estrutura, será possível interligar microcomputadores de diversos órgãos públicos, fazendo com que essas máquinas tenham, juntas, a capacidade de processamento de um computador de grande porte.

Leia mais
  • Software livre pode custar mais, diz Microsoft
  • Brasil economizaria R$ 85 milhões por ano com uso de software livre

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre software livre
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página