Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2007 - 19h25

Mianmar viveu breve período de democracia no último século

Publicidade

da Folha Online

Mianmar foi parte do Império da Índia, controlado pelo Reino Unido, por 62 anos (1824-1886). O país continuou como uma Província da Índia até 1937, quando se tornou uma colônia separada.

O país conseguiu a independência em 1948 e se tornou uma república e, ao contrário de antigos locais que viveram sob o domínio britânico, Mianmar não se tornou parte da Comunidade Britânica.

Arte/ Folha Online

Em 1962, o general Ne Win assumiu o governo graças a um golpe de Estado. Ele ficou no poder até 1988, primeiro como comandante militar, depois como presidente auto-indicado e finalmente como o membro mais importante do governo.

Em 1988, protestos pacíficos contra a junta militar terminaram com a morte de 3.000 pessoas no país.

Apesar de eleições legislativas em 1990, que resultaram na vitória do principal partido de oposição --o Liga Nacional pela Democracia (LND)--, a junta militar governante se recusou a repassar o poder aos vencedores.

Uma pessoa chave na oposição ao regime em Mianmar é a líder do LND e ganhadora do prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, que esteve em prisão domiciliar de 1989 a 1995 e de 2000 a 2002. Em maio de 2003 ela foi presa mais uma vez e posteriormente transferida novamente ao regime domiciliar.

Em fevereiro de 2006, a junta militar ordenou sua prisão por mais um ano. Seus apoiadores e outros promotores da democracia são rotineiramente presos ou ameaçados.

A ativista é filha do líder pela libertação de Mianmar Aung San e desde jovem mostrou interesse pela filosofia de protesto de Gandhi da não-violência.

Além de estar engajada no que chama de "a segunda luta pela independência nacional", ao se referir à junta militar que governa o país, a líder também foca a necessidade de conciliação das regiões e grupos étnicos de seu país.

Localizado na Ásia meridional, Mianmar é banhado pelo mar Andaman e parte da baía de Bengala, entre Bangladesh e a Tailândia.

Nome: União de Mianmar (desde 1989)

Capital: Nay Pyi Taw

Maior cidade: Yangun

Divisão: sete Estados e sete divisões

População: 47.373.958

Área: 678.500 quilômetros quadrados

Idioma: birmanês (oficial), inglês e dialetos regionais

Moeda: kyat

Religião: budista, minorias cristãs e muçulmanas

Forma de governo: junta militar

PIB (total de riquezas produzidas): US$ 85,2 bilhões

Renda per capita anual: US$ 1.800

Internautas: 31,5 mil

Analfabetismo: 10,1%

Com "CIA Factbook" e "Nobel Prize Laureates"

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página