NOSSOS
COLUNISTAS

André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcio Aith
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
   
 
 

Olá Magaly...

Aqui no Paraná, exceto em Curitiba, as emissoras são praticamente iguais, ou seja, verdadeiros desastres radiofônicos. Como te disse, aqui na minha cidade todas as emissoras tocam as mesmas músicas e disputam o mesmo público.

Funciona mais ou menos assim: Toca o hit da novela (no momento a música da camila), depois toca algum grupo de pagode com uma daquelas musicas que fala da "bundinha" e do "popozão" e para encerrar o bloco uma música de alguma dupla breganeja.

Entre uma música e outra sempre tem a participação do ouvinte pelo telefone, normalmente uma adolescente ou empregada doméstica oferecendo para alguém.

Dia desses estava com a minha mães no consultório médico e tocava uma música ótima em que o trocadilho era mais ou menos: Bom Dia com Bundinha... aí todo mundo se olha e dá risada...

Aí você muda para a Jovem PAN e ouve as "7 melhores", se tiver sorte de morar em uma região da cidade que pegue bem pois as emissoras locais, principalmente a Capital 102,7 tomam conta do dial, interferindo em quase todas as frequencias.

Aí você chora, e apela para um CD ou fita antiga. Em Curitiba a coisa está um pouco melhor pois tem a Transamérica, a Jovem Pan, a rádio Educativa, a Ouro Verde e Transamerica Light. essas últimas com uma programação bastante agardável. Tem a 96 Rock e umas 3 breganejas. Mas o que assusta lá é a quantidade de rádios evangélicas. Na minha última contagem tinha 5!

Em horários de conexão mais barata o micro vira rádio aqui em casa. Ouço muito a Alpha, Antena1, 89, Eldorado e Metropolitana de São Paulo (saudades da cidade onde morei), a Globo FM do Rio, além da CBN de vez em quando.

Gosto muito da rádio Nova Europa, 93.8, de Lisboa, da WPLJ 95.5, de New York, da Party105, de New Jersey, da KISC 98.1 e da KCDA 103.1 de Spokane. Uma emissora básica é a Cherie FM 99, de Paris. Ocasionalmente passo por emissoras de Londres, Berlin e Hamburgo quando quero saber das tendências em dance Music.

A MPB tinha um espaço nos domingos pela manhã, quando era possíel ouvir um pouco de Elis, Caetano, Bethânia, Adriana Calcanhoto... atualmente o domingo de manhã é padrão nas 3 emissoras locais. Toca música gauchesca e country.

Sabe que o meu rádio de ondas curtas anda funcionando? Você já ouviu a Bandeirantes e a Jovem Pan AM de madrugada? Não sou contra as rádios breganejas mas será que não dá para ser
diferente???

E você o que me diz desse fenômeno? Em outros lugares também está assim?

Será que ninguém mais gosta de MPB, soft rock, elevator-music e outros gêneros?

Li alguma coisa que a nossa música está sendo Paraguaizada, e que cada país tem a música que merece....
É na bundinha... é na bundinha... é o popozão... é o popozão...

Ai...

Junior



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.