NOSSOS
COLUNISTAS

André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcio Aith
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  17 de fevereiro de 2001
  Rádio Cultura:
da pobreza ao 1º mundo
 

Até abril, a Rádio Cultura, de São Paulo, será 100% digital. Segundo o diretor João Batista Torres, outros vários planos estão sendo finalizados. Novidades na programação, reabertura da emissora para receber a visitação dos ouvintes, e outras alterações estarão, em breve, sendo implantadas. As emissoras (FM e AM) estão na Internet. Basta acessar o site da TV.


Tihuana ao vivo na Transamérica
Já levantei essa lebre aqui em outra oportunidade. Gravar show ao vivo com transmissão sem edição, ou seja, ao vivo mesmo é perigoso. É aí que o músico tem a oportunidade de mostrar seu trabalho, ou, demonstrar que não-é-tudo-aquilo, como aparece no CD gravado no estúdio, mixadinho, regravado trocentas vezes etc e tal. Mas vamos lá. Ouça quem estará na berlinda do Estúdio Ao Vivo, da rede Transamérica, dia 22: a banda Tihuana. O programa rola ao vivo durante duas horas e começa às 16h. Quem tiver interesse em participar, precisa estar ligado no 100,1, pois durante o decorrer da apresentação, os locutores anunciam o "Ligue e Ganhe", exclusivo para participação dos ouvintes.


Rádio USP resgata história do carnaval brasileiro
Em meio à avalanche de samba-enredo que começa a assolar o dial com aquele mesmo baticum de embalo, a emissora paulista, rádio USP, aproveita para mostrar algo a mais da festa da folia.

O projeto radiofônico "Cem Carnavais", produzido por Omar Jubran, propõe o resgate dos clássicos do gênero, atualmente pouco executados nos bailes e, muito menos, nas estações de rádio, e bem desconhecidos da maioria dos ouvintes.

A série será transmitida entre 23 e 27, ao meio-dia, com reprise à meia-noite. Trata-se de um conjunto de cinco programas que conta a história da mais popular das festas brasileiras.

No repertório dos programas preciosidades como: "Quem são eles?", de Donga, "Já te Digo", de Pixinguinha, "GêGê" ou "Seu Getúlio", de Lamartine Babo, "Trem Blindado", de João de Barro, entre outras.

Segundo Marcelo Bittencourt, coordenador de programação da rádio USP, o projeto tem por proposta descrever, através das canções mais populares, como ocorreu o carnaval no Brasil no século 20.

O primeiro programa aborda a origem do carnaval no Brasil, a produção de Chiquinha Gonzaga e Sinhô e vai até o final da década de 20.

O segundo programa mostra a produção musical da primeira metade dos anos trinta quando surgem Ary Barroso "Dá Nela", Noel Rosa, "Com que Roupa", e Carmen Miranda, com "Taí", para citar apenas alguns nomes.

O terceiro vai de 36 a 51, ano em que Chico Alves interpretou "Retrato do Velho", marchinha alusiva a Getúlio Vargas voltando para o Palácio do Catete, dessa segunda vez pelo voto.

O quarto programa abrange de 51 a 70, sendo que no ano anterior Caetano Veloso revelava ao país as características do carnaval baiano ("Atrás do Trio Elétrico").

O quinto programa vai de 71 a 2000, destacando alguns sambas enredos das escolas de samba, além de apontar a regionalização dessa festa.

O pesquisador Omar Jubran, que produziu a série, ganhou o APCA 2000 - categoria música popular- pela caixa "Noel pela primeira vez", lançada pela Gravadora Velas, com o apoio da Funarte.

Opção música carnavalesca mesmo

Já quem prefere mergulhar no espírito da folia, deixe a rádio Emoção FM (92,1 MHz) sintonizada. De 23 a 26, a emissora faz a cobertura do desfile das Escolas de Samba de São Paulo, direto do Anhembi. Já está escalada a equipe de produção, de plantão no local, para registrar os melhores momentos da festa.

Nos dias 23 e 24, a jornalista Sandra Cabral e o locutor Sérgio Luís serão os responsáveis pelos 12 flashes previstos, entre 20h e 23h, ao vivo do local.

Nos dias 26 e 27, o "Show de Sucessos Especial de Carnaval", das 12h às 14h, apresentado por Sérgio Luís, com a participação especial do Grupo É Demais, vai mostrar entrevistas com personalidades.

Até o dia 24, a Emoção FM exibe sete boletins diários sobre o carnaval, contando histórias, enredo e curiosidades das escolas de samba.

E para complementar a programação foliona, de 23 a 27, o programa "Emoção Brasileira Especial de Carnaval" traz, das 20h às 23h, só o melhor do samba.


Paulinho, da Record, trabalha dobrado
A rádio Record AM muda a grade de programação. Na verdade, a alteração se dá com o aumento do horário de Paulinho Boa Pessoa. A partir da próxima segunda-feira, o comunicador encara jornada dupla de trabalho. Fora seu horário das 10h às 14h, Boa Pessoa acumula o horário das 5h às 7h30, que até então, era dedicado somente a música. O novo horário contará com o mesmo estilo do apresentador, porém, haverá mais espaço para o noticiário e prestação de serviços do que o horário da tarde.



Tupi FM solta CD de música sertaneja
Pra quem gosta, é um prato cheio, digo um CD cheio. O programa "Clássicos Sertanejos", das 19h às 20h, de segunda a sexta, na rádio Tupi FM ,104.1, ganha lançamento de um CD que compila os sucessos do gênero. O primeiro de uma coleção, segundo a assessoria da emissora, já está à venda no mercado, também intitulado "Clássicos Sertanejos’. Entre as 12 faixas, músicas com Leandro & Leonardo, Gian & Giovani, Roberta Miranda, Chrystian & Ralf, Milionário & José Rico e João Paulo & Daniel. Quem não sabe, a Tupi FM é segmentada no gênero sertanejo, ou como costumam dizer: "country music".



História das FMs de São Paulo
Marcos Ribeiro e Jan de Sousa, da equipe da rádio Gagá, resolveram atender a uma sugestão de um leitor desta coluna e estão contando a história das FMs paulistas. Boa pedida! A primeira parte já está disponível no site http://br.geocities.com/radiogagabr/breve1.htm. Podem acessar.



Dial das FMs piratas de São Paulo
Luiz Felipe Tonin manda o dial das FMs piratas mais fortes da Grande São Paulo.

"ESTE E O DIAL DA VERGONHA", desabafa Tonin.

Opus FM (87,5) - Pop
Pioneira FM (88,7) - Sertanejo, popular
(91,7) - variada, pop
AMBC FM (91,9) - popular, sertanejo
Atos FM (92,5) - Evangélica (a segunda mais potente)
(93,3) - Evangélica
Deus é Amor (94,1) Evangélica (a mais potente pirata, sua transmissão chega até Jacareí, no Vale do Paraíba)
Livre FM (98,9) - Evangélica
RCP FM(99,7) - Rap
Nova Vida FM (100,5) - Evangélica
Conquista FM (101,3) - Evangélica
Exclusiva FM (102,9) - Popular, sertanejo
Stereo Mil FM (103,7) - Sertanejo, popular
Liberdade FM (106,7) - Evangélica
(107,7) Evangélica



Atentem para a Rádio Muda
Luigi Caminati alerta para o esquecimento de uma estação no dial de Campinas. Diz ele: "A relação das emissoras de rádio de Campinas esta incompleta. Falta a Rádio Muda 105,7 FM (rádio livre), uma alternativa não comercial a mesmice imbecil e imbecilizante das demais emissoras mercantis. www.fee.unicamp.br/~muda "



Só Pra esclarecer sobre o dial de Londrina
Quando incluo o dial de alguma cidade, procuro informar todas as emissoras que "pegam" na cidade citada. O leitor Júnior comenta que no dial de Londrina, por exemplo, constam algumas emissoras paulistas. É isso mesmo. Segundo Júnior, algumas não "pegam" em toda a cidade "por questões geográficas e interferências das emissoras locais que tem alta potência".

Júnior aponta outras anotações sobre as rádios de Londrina. Veja só:

Yara FM(88,7) pagode, sertanejo - Bandeirantes PR
93 FM(93,1) pop, dance, flashback - Apucarana PR
Transamérica FM (93,5) pop, rock, teen - Arapongas PR
Turquesa FM (93,9) pop, pagode, sertanejo, flashback - Astorga PR
Globo FM (94,5) pop, sertanejo, pagode - Apucarana PR
Antena Jovem FM (94,9) pop, sertanejo - Assis SP
Graúna FM (95,3) pop, sertanejo, pagode - Cornélio Procópio PR
Atlântica FM (96,1) pop, teen, sertanejo, pagode - Cornélio Procópio PR
Paiquerê FM (98,9) pagode, sertanejo - Londrina PR
Cultura FM (100,1) pop, teen - Assis SP
Folha FM (102,1) pop, teen - Londrina PR
Jovem Pam FM (102,9) pop, teen, rock - Londrina PR


Voz do vale FM (103,3) pop, pagode, sertanejo - Jandaia do SUL PR
FM 104 (104,1) pop, pagode, flashback - Cornélio Procópio PR
Igapó FM (104,5) pagode, sertanejo - Londrina PR
Integração do vale FM (105,1) pop, sertanejo - Cândido Mota SP
Gospel FM (105,5) evangélica - Londrina PR
Universidade FM (107,9) MPB, música ambiente, rock - Londrina PR



Leia colunas anteriores
10/02/2001 - Pop popular ou rock-brega?
03/02/2001 - Clube das Mulheres volta segunda com novidades
27/01/2001 - Ouça música e debate, sob novo olhar, na rádio Carioca
19/01/2001 - Coordenador artístico da 89 FM deixa a emissora
13/01/2001 - Só a Jovem Pan transmite o Rock in Rio para o Brasil
06/01/2001 - Enquanto a Kiss FM não volta, dá-lhe Robertão


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.