O personagem

Reuters
Claudio André Taffarel


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Domingo, 21 de maio de 2000

ACONTECEU NA SEMANA


Rodrigo Bueno
     


Copa da Uefa

Arsenal 0x0 Galatasaray (1x4)

Dizer que o título do time turco foi merecido é ‘‘chover no molhado’’. Mas foi mesmo um prêmio para uma equipe que não estava, talvez, entre as dez equipes favoritas para o torneio (como o Valencia na Copa dos Campeões). O Galatasaray e o futebol turco nos últimos anos têm mostrado boa evolução. A Turquia já jogou a Eurocopa-96 e conseguiu vaga para a Euro deste ano também. O técnico do Galatasaray, Fatih Terim, treinou por bom tempo a seleção turca e conhece bastante as estrelas do país, como o atacante Hakan Sukur. O time deu show nas semifinais contra o Leeds e, na final contra o poderoso time do Arsenal, fez uma partida equilibrada até ficar com dez jogadores em campo. Sem Hagi, expulso, a equipe tratou de levar o jogo para os pênaltis. Contra um ataque que tem Bergkamp, Kanu, Overmars e Henry, a defesa do Galatasaray, com o modesto Capone e o competente Taffarel, foi heróica. Nos pênaltis, o favoritismo era do time turco, que fez história com o primeiro título continental de seu país. As cenas de violência que aconteceram desde o dia anterior à final, porém, mancham muito a disputa. Todos os confrontos entre turcos e ingleses agora são vistos como de alto risco. Talvez fosse o caso de uma punição ao futebol dos dois países. Para quem não se lembra, os clubes ingleses ficaram fora das competições européias por bom tempo. Pelo menos até esta Copa da Uefa, a coisa estava controlada. Agora, a Uefa precisa tomar punições enérgicas, pelo menos para os clubes.

Copa da Itália

Inter de Milão 0x0 Lazio

Pela quinta vez na história, uma equipe consegue vencer na mesma temporada o Campeonato Italiano e a Copa da Itália (Torino, em 1943, Juventus, em 1960, Napoli, em 1987, Juventus, em 1995, e Lazio, em 2000). A Inter fecha mais uma temporada sem títulos. Contou com Vieri em campo na partida, mas pouco fez o homem de US$ 50 milhões. Na verdade, a equipe de Milão teve grandes chances para marcar e merecia uma sorte melhor no jogo. A bola na trave que Recoba acertou quase no final da partida foi um castigo para o time. Até o veterano Baggio teve sua chance de ouro. A Lazio contou com uma postura inteligente de seus jogadores e também com a sorte, fator que já lhe rendeu o título no último domingo. Verón e Simeone estão funcionando muito bem no time romano, mais confiante depois da quebra do jejum no Italiano. Na próxima Copa dos Campeões, a Lazio, que poderá contar com Batistuta ou Claudio López, promete muito.

Libertadores da América

Como nas oitavas-de-final, nenhum resultado das quartas, até agora, surpreendeu. No jogo entre os brasileiros Corinthians e Atlético-MG, houve equilíbrio devido ao fator campo. O empate não significa muito problema para os corintianos, que possuem, de fato, o melhor time do país hoje. Já o Palmeiras não deve ter grandes problemas para conseguir a classificação diante do Atlas no Parque Antarctica, estádio que virou um verdadeiro ‘‘alçapão’’ nos torneios internacionais nesta década. A vitória no México já dá a certeza de um time brasileiro na final. No clássico entre Boca Juniors e River Plate, houve equilíbrio, mas a vantagem inicial do time de Aimar, Saviola e Angel é considerável. Mesmo fazendo em La Bombonera o segundo jogo, o River tem bem mais chances de ficar com a vaga. Pelo Campeonato Argentino, já arrancou um empate em 1 a 1 com o rival. No outro confronto, o bom América do México fez 2 a 0 no Bolivar. O placar não mostra a grande diferença entre os times e deve complicar a vida dos mexicanos na altitude de La Paz no jogo de volta.



E-mail:
rbueno@folhasp.com.br



Leia mais:



Leia as colunas anteriores:

23/04/2000 - Superligas
30/04/2000 - Presente e Passado
07/05/2000 - "Gatos" na Nigéria
14/05/2000 - "Minhas Desculpas"