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25/10/2001
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17h59
Uma das maiores operadoras de turismo do país, a Soletur, abriu falência, deixando uma cartela de 7.000 clientes na mão. Muitas pessoas estão preocupadas em saber como agir.
E AGORA?
Comprei um pacote da Soletur na agência da própria empresa
Procure esclarecimentos por meio dos telefones: 0/xx/21/2220-7809; 2215-4487; 2533-3288; 2220-0035; 9882-9171; 9882-9191 (Soletur).
O consumidor que comprou um pacote e não conseguir viajar deve procurar o Procon de sua cidade para registrar uma reclamação para que o órgão possa pleitear os valores pagos com as devidas correções.
Comprei um pacote da Soletur numa agência de viagem
Procure a agência que vendeu o pacote de viagem da Soletur. Por lei, a agência que revende os planos são obrigadas a arcar com o que foi acordado com o cliente.
Nenhuma agência, mesmo que tenha sido pega de surpresa, pode alegar desconhecimento.
Comprei um pacote da Soletur com pagamento a prazo
Se você não conseguir viajar, suste o pagamento. Registre um boletim de ocorrência para que seus direitos sejam resguardados. Deixe claro no registro que a prestadora de serviços faliu e que o conteúdo do contrato não foi cumprido.
Comprei um pacote da Soletur à vista
Se você já pagou o pacote e a agência que efetuou a venda "lavar as mãos", procure o Procon. Quem não quiser alterar a data da viagem pode comprar outro pacote e recorrer depois para ter o valor da viagem não realizada reembolsado, além de ser indenizado por perdas e danos.
Que medidas tomar ao contratar uma operadora de turismo
Analise o contrato atentamente; procure saber se a empresa é idônea, tome referências com clientes que já utilizaram os serviços da prestadora e consultar o cadastro de reclamações para descobrir se há muitas queixas contra ela. Fique atento, principalmente, às cláusulas sobre rescisão.
Como recorrer ao Procon
Documentos necessários: contrato firmado com a prestadora de serviço, recibos de pagamento e anúncio publicitário que levou o consumidor a adquirir o pacote.
A reclamação pode ser feita pessoalmente nos postos de atendimento do Procon, por correio, fax ou e-mail. Junte uma carta onde o problema seja relatado de maneira sucinta, com nome completo, número do RG e endereço.
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Saiba como agir se a operadora de turismo falir ou fechar
da Folha OnlineUma das maiores operadoras de turismo do país, a Soletur, abriu falência, deixando uma cartela de 7.000 clientes na mão. Muitas pessoas estão preocupadas em saber como agir.
E AGORA?
Procure esclarecimentos por meio dos telefones: 0/xx/21/2220-7809; 2215-4487; 2533-3288; 2220-0035; 9882-9171; 9882-9191 (Soletur).
O consumidor que comprou um pacote e não conseguir viajar deve procurar o Procon de sua cidade para registrar uma reclamação para que o órgão possa pleitear os valores pagos com as devidas correções.
Procure a agência que vendeu o pacote de viagem da Soletur. Por lei, a agência que revende os planos são obrigadas a arcar com o que foi acordado com o cliente.
Nenhuma agência, mesmo que tenha sido pega de surpresa, pode alegar desconhecimento.
Se você não conseguir viajar, suste o pagamento. Registre um boletim de ocorrência para que seus direitos sejam resguardados. Deixe claro no registro que a prestadora de serviços faliu e que o conteúdo do contrato não foi cumprido.
Se você já pagou o pacote e a agência que efetuou a venda "lavar as mãos", procure o Procon. Quem não quiser alterar a data da viagem pode comprar outro pacote e recorrer depois para ter o valor da viagem não realizada reembolsado, além de ser indenizado por perdas e danos.
Analise o contrato atentamente; procure saber se a empresa é idônea, tome referências com clientes que já utilizaram os serviços da prestadora e consultar o cadastro de reclamações para descobrir se há muitas queixas contra ela. Fique atento, principalmente, às cláusulas sobre rescisão.
Documentos necessários: contrato firmado com a prestadora de serviço, recibos de pagamento e anúncio publicitário que levou o consumidor a adquirir o pacote.
A reclamação pode ser feita pessoalmente nos postos de atendimento do Procon, por correio, fax ou e-mail. Junte uma carta onde o problema seja relatado de maneira sucinta, com nome completo, número do RG e endereço.
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