Entenda por que o ar sai quente do nariz toda vez que respiramos

Médico otorrinolaringologista tira dúvida de criança na seção Um Adulto Responde, da Folhinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não importa se você mora no polo Norte ou em Corumbá, em Mato Grosso: toda vez que você respirar, o ar que sai do seu nariz estará quentinho, independentemente do clima da cidade.

Parece mágica, mas na verdade é um mecanismo muito engenhoso do corpo humano para que a respiração funcione sempre bem. E quem explica os pormenores desse processo é o médico otorrinolaringologista (que é como se chama o profissional que cuida da saúde dos ouvidos, nariz e garganta) João Carlos Magalhães Gomes, da Faculdade de Medicina da USP.

Aproveite para tirar você também aquela dúvida que até hoje ninguém conseguiu responder. Mande sua pergunta para folhinha@grupofolha.com.br, nós buscaremos um especialista naquele tema e voltaremos com a solução.

Vale qualquer pergunta sobre qualquer assunto.

Por que o ar sai quente do nosso nariz toda vez que a gente respira?

João Henrique S. P., 8 anos

O ar que você respira percorre um longo caminho de entrada e de saída de seu corpo.

O movimento de entrada do ar se chama inspiração, e a saída do ar é a expiração.

Ilustração de pulmões sobre corpo humano - mi_viri - stock.adobe.com

Na inspiração, o ar passa primeiro pelo nariz, segue pela garganta e continua por um tubo que se divide em tubos menores, que se dividem em outros cada vez menores e assim por diante até se tornarem muito fininhos, com mais ou menos a metade de um milímetro, que é a menor divisão na régua que você usa na escola.

É muito parecido com uma árvore (só que de cabeça para baixo), e o nome desse conjunto é árvore respiratória.

O tronco dessa árvore chama-se traqueia, e se divide em dois ramos chamados brônquios principais. Cada brônquio segue para um dos pulmões, onde vão se ramificando até formarem uns 30 mil bronquíolos em cada pulmão.

Bronquíolos são aqueles tubos fininhos de que falei.

No fim dos bronquíolos estão os alvéolos, que são pequenas bolsinhas de parede muito delgada [de pouca espessura, fina], onde o oxigênio do ar inspirado é absorvido e o gás carbônico é eliminado no ar expirado.

Desde o nariz até os últimos ramos da árvore respiratória o ar é preparado —precisa ser filtrado, umedecido e aquecido para ser aceito pelos pulmões. E é assim que ele se apresenta no caminho de volta pelo nariz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.