Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obra tinha alvarás, diz prefeitura

DE SÃO PAULO

A Prefeitura de Guarulhos informou que a obra que desabou ontem tinha alvará de construção.

O documento foi emitido em 23 de novembro do ano passado e autorizava a construção de um condomínio residencial de 30 apartamentos e dois salões comerciais --totalizando 3.706 metros quadrados.

Ainda segundo a administração, em maio, a construtora Salema, responsável pela obra, entrou com pedido para adicionar um mezanino em um dos salões. O novo alvará foi expedido no mês passado.

"A partir daí, e de acordo com as normas técnicas brasileiras, a responsabilidade sobre a execução da obra cabe à empreiteira, através do seu engenheiro responsável", informou.

À Folha, um engenheiro civil conselheiro do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), que pediu anonimato, disse ser incomum que um prédio em construção chegue a ter cinco andares e caia por algum problema na fundação.

"O que se vê com maior frequência é que prédios que passaram por reforma tiveram sua estrutura alterada e isso acabou comprometendo a obra. Mas que aconteça com um prédio novo, em construção, é raro", afirmou.

Ainda segundo ele, é cedo supor as causas do desabamento. "Pode ser desde falta de qualidade de material, erros no escoramento a problemas na geologia. Isso só será elucidado pelo laudo técnico."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página