Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Nova iluminação da 23 de maio acende de dia e apaga de noite

HELOISA BRENHA DE SÃO PAULO

Instalada há menos de um mês, a nova iluminação de LED do corredor norte-sul tem funcionado de maneira peculiar em alguns trechos no centro da cidade: de dia, as luzes acendem e, de noite, elas apagam.

Nos últimos três dias, a Folha percorreu o corredor pela avenida 23 de Maio de manhã, em torno das 11h, e à noite, por volta das 21h.

Pela manhã, os postes ficavam acesos ao longo de todo o percurso de 3 km entre os viadutos Paraíso e Jaceguai.

De noite, as luzes estavam apagadas em dois pontos: na alça de acesso da Radial Leste à 23 de maio e nos primeiros 100 metros da avenida.

Responsável pela substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio, o Ilume (Departamento de Iluminação Pública), subordinado à Secretaria de Serviços, diz que as falhas se devem ao processo de instalação das luzes, que deve ir até 15 de maio.

Em nota, o órgão municipal reconhece que "a nova iluminação da avenida 23 de Maio permanece acesa durante o dia" por estar em "fase de testes e ajustes".

O Ilume não informa, porém, se os gastos com os testes que mantêm as luzes acesas durante o dia aumentarão o valor geral da obra. Apenas a instalação das luzes de LED custará à Prefeitura de São Paulo R$ 14 milhões.

Quanto ao "apagão" dos postes à noite, o Ilume diz que os "possíveis locais que ficam apagados (...) são em decorrência da necessidade de intervenções das equipes que estão trabalhando na via diuturnamente".

A substituição da iluminação está dividida em duas partes. A primeira, com 17 km, do aeroporto de Congonhas ao Vale do Anhangabaú, está "praticamente" pronta, segundo o Ilume.

A segunda refere-se aos 3,5 km restantes até a praça Campo de Bagatelle, que deve ser concluída até maio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página