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Contrato sem perfil é isca para vender carros

Fabricantes oferecem preço único de seguro para atrair clientes, mas é preciso prestar atenção às regras

Ford e Peugeot adotaram a mesma estratégia para promover o lançamento de seus novos hatches

HAIRTON PONCIANO VOZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Peugeot 208 e Ford New Fiesta foram lançados quase ao mesmo tempo e estão rivalizando em vários aspectos: são novos, bem desenhados, têm preço semelhante, porte parecido e buscam o mesmo público.

Há ainda outra coincidência: ambos são ofertados por autorizadas com seguro "sem perfil" de usuário. As estratégias valem para o primeiro trimestre de vendas e o seguro tem cobertura de um ano.

No caso da Peugeot, que fez parceria com a Generali Brasil Seguros, o prêmio pago é de 5% sobre o valor do veículo, de acordo com a tabela Fipe. Isso representa um custo de R$ 2.000 para o 208 Active 1.5, a versão mais barata da linha (R$ 39.990).

VARIAÇÕES

Na Ford, que se associou à BB Mapfre Seguros, o valor é de R$ 1.855 para o New Fiesta S 1.5 16V (R$ 38.990). A montadora francesa afirma que o percentual é o mesmo para todo o Brasil. Já a fabricante de origem norte-americana informa que esse valor é uma média e se aplica apenas à cidade de São Paulo, podendo variar de acordo com a região onde o comprador reside.

Ou seja, em locais onde há maior índice de ocorrências, ele tende a ser maior. O que determina essa variação é o CEP (Código de Endereçamento Postal) do comprador.

A estratégia não é nova: no passado, foi empregada por empresas como Toyota e Mitsubishi. A própria Ford tem recorrido a ela com frequência, como nos lançamentos da Ranger e do novo Fusion.

Para o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro do Rio de Janeiro (Sincor), Henrique Brandão, 62 anos, a prática pode gerar frustração no comprador no momento da renovação do seguro, um ano após a compra.

"Se um jovem fez as contas e viu que dá para comprar agora, quando for renovar o seguro ele pode tomar um susto, pois a renovação deverá ser bem mais cara", diz Brandão.

Mas Sérgio Barros, diretor de Produtos de Automóvel do grupo BB Mapfre, garante que, ao menos no caso do New Fiesta, a renovação não custará mais que 10% acima do primeiro seguro. A ideia é transmitir a percepção de que o lançamento traz uma vantagem adicional, a do seguro baixo. Isso aumenta a fidelização do cliente".


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