Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cidades-sedes desconhecem o número de assentos das arenas

2014 Indefinição do total de lugares de cada estádio do Mundial afeta a venda de ingressos

MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

A Fifa e as cidades que receberão os jogos da Copa-14 ainda não sabem precisar a capacidade exata na maioria dos estádios que estão sendo construídos ou reformados para a realização do Mundial.

Das 12 arenas escolhidas para abrigar partidas entre as seleções, dez podem sofrer alguma alteração no total de cadeiras disponíveis até estarem concluídas. Só será possível definir os lugares em cada estádio quando as cadeiras estiverem colocadas.

A indefinição no número de lugares afeta as vendas de ingressos para a Copa das Confederações, evento-teste que será realizado entre os dias 15 e 30 de junho de 2013, e para a Copa.

Os bilhetes para a Copa das Confederações já estão sendo comercializados desde 21 de novembro.

Para o torneio de 2013, no qual seis cidades receberão jogos (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio e Salvador), a Fifa limitou a venda de ingressos a 84% da capacidade das arenas.

A projeção da entidade é que sejam comercializados 829.286 bilhetes.

Um engenheiro envolvido na obra de um dos estádios escolhidos para sediar Copa-14 explicou que o espaço entre as cadeiras durante a montagem pode ser diferente do projetado, o que gera número um pouco maior, ou até menor, de lugares que se estimava inicialmente.

A variação pode ser pequena, de cem lugares, mas até superior a 2.000, dependendo do tamanho da arena.

Conhecer a capacidade exata é um dos motivos que fazem a Fifa exigir que a entrega de estádios para suas competições seja feita seis meses antes dos torneios.

O Castelão (Fortaleza) e o Mineirão (BH), que serão entregues, respectivamente, em 16 e 21 de dezembro e estão na Copa das Confederações, serão os primeiros com noção exata de capacidade.

O consórcio que constrói e que vai administrar o Castelão trabalhava até o mês passado com capacidade para "mais de 60 mil", sem precisar um número para esperar a montagem das cadeiras, que está em fase final.

Agora, o número foi fechado: 63.903 lugares. São 188 cadeiras a mais do que a Fifa previa em documento elaborado com detalhes da venda de ingressos para a Copa das Confederações. Nele, há um asterisco sobre a capacidade de cada estádio, que significava "sujeito a alterações".

O Estádio Nacional de Brasília aparecia no documento da Fifa com capacidade para 72.884 pessoas, mas a previsão do governo distrital é que o número final seja 70.824.

O Maracanã, que deve terminar de pôr as cadeiras em fevereiro, a Arena Fonte Nova, que estará pronta em março, e a Arena Pernambuco, que não tem data para concluir a montagem dos assentos, têm apenas previsões de capacidade arredondadas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página