Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pioneiro, Kanela foi vitorioso em vários esportes

DE SÃO PAULO

Os números de Kanela na história do basquete são a prova de seu sucesso no esporte, mas, para o historiador Raul Milliet Filho, não dizem tudo.

"Foi importante pela luta em prol da democratização e da profissionalização do esporte. Foi o maior aliado do [jornalista] Mário Filho", disse Raul.

O treinador ainda foi pioneiro na aplicação de novas estratégias.

No futebol, foi percursor do chamado WM, esquema com três zagueiros, quatro meio-campistas e três atacantes. Embora ele já fosse usado na Europa, no Brasil as equipes ainda estavam atrasadas.

No basquete, passou a estimular os arremessos da "zona morta", região nos cantos da quadra. Também introduziu o "jump" -arremesso rápido após executar finta.

"Kanela começou como técnico antes de a primeira escola de educação física ser criada. A influência que ele recebeu foi do período em que estudou no colégio militar e teve um aprendizado muito grande no futebol", disse Raul.

A trajetória multidisciplinar, em outros esportes, também foi importante para seu conhecimento.

"Até a profissionalização do esporte, essa trajetória era comum a outros técnicos. O que foi incomum foi ele ser vitorioso à frente de vários esportes. Ele era também supervisor e diretor-executivo", completa Raul.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página