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O rei do rock (in Rio)

THALES DE MENEZES ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Começa hoje, às 10h, a venda de ingressos para o Rock in Rio 2013, quinta edição do festival, que acontece entre 13 e 22 de setembro.

Depois de 140 mil ingressos comprados em pré-vendas, serão oferecidos pela internet 455 mil ingressos.

Num cenário em que grandes shows no Brasil começam a dar sinais de saturação, com cancelamento de festivais, o publicitário Roberto Medina, 66, descarta tornar anual o bem-sucedido evento que criou em 1985.

"Eu fico um ano e meio trabalhando para fazer o negócio direito. Mesmo se conseguisse organizar a coisa em menos de um ano, acho que tornar o festival anual banalizaria o evento. Boa parte do sucesso vem dessa expectativa, de curtir a espera. É como Copa do Mundo."

Medina criou um modelo de evento musical para o Brasil e para exportação. O Rock in Rio é o único festival brasileiro que tem edições em Portugal (cinco eventos desde 2004) e na Espanha (três eventos desde 2008).

Para 2015, que marca 30 anos de festival, Medina negocia levar o Rock in Rio a mais dois países, além de uma edição brasileira que pretende ser especial.

Em 2011, os ingressos foram vendidos em 72 horas. Desta vez, a organização investiu mais em divulgação, como na ação da última terça, quando 2 milhões de lembretes amarelos, como um post-it, foram espalhados pelo Rio, anunciando a venda.

Medina destaca o perfil nacional do evento. Na pré-venda, os ingressos foram adquiridos por gente de todos os Estados do país.

"Só não é mais 'nacional', ainda mais espalhado, pelo preço das coisas no Brasil. É um absurdo o que a pessoa paga para se deslocar aqui dentro. Na época do Rock in Rio é pior. Empresas aéreas e hotéis sobem o preço."

Nos últimos três meses, o site do Rock in Rio tem recebido mais visitas de paulistas do que de pessoas de qualquer outro Estado.

"São Paulo bate o Rio por pouco, mas está na frente. Talvez a escalação do festival deste ano, por ter um perfil mais rock pesado, mais metaleiro, explique essa movimentação. São Paulo é mais rock, o Rio é mais pop."

Dos sete dias do festival, quatro têm perfil de metal ou rock clássico. As atrações principais dessas datas são Bon Jovi, Bruce Springsteen, Metallica e Iron Maiden.


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