Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Agência paulista atinge R$ 1 bilhão de desembolsos em quatro anos

O volume de financiamentos por meio da agência de fomento Desenvolve SP, que completou quatro anos em março passado, chegou a R$ 1 bilhão acumulado até abril.

Cerca de 70% dos recursos foram para o interior do Estado. Com foco em empresas de pequeno e médio porte, a média dos empréstimos foi de R$ 400 mil.

"Somos a mais jovem agência de fomento do país a atingir essa marca de desembolsos", diz o presidente Milton Luiz de Melo Santos.

Para este ano, Santos projeta um volume de crédito um pouco superior ao de 2012, que foi de R$ 403 milhões.

"Até agora, o desembolso já foi de R$ 111 milhões. Se seguir nesse ritmo, projetamos cerca de R$ 440 milhões", afirma. "Mas depende da economia. Se os empresários não sentirem confiança, não vão tirar da gaveta seus projetos de expansão."

Nos últimos quatro anos foram feitas 2.377 operações, para 927 clientes tomadores de empréstimos, espalhados por 208 municípios do Estado. Cerca de R$ 128 milhões dos empréstimos foram alocados em obras de infraestrutura de municípios paulistas.

Dos desembolsos, 62% foram para fábricas de máquinas e equipamentos; 17% para o setor de serviços, que cresceu em 2012; 13% para os municípios paulistas e 8% para o comércio.

"Cada vez mais aumenta o deslocamento de empresas para o interior, o que é bom por atrair e reter mão de obra em outras regiões."

-

ETIQUETAS E ALGO MAIS

A Haco, uma das maiores fabricantes de etiquetas do país, vai abrir uma linha de produção gráfica e começará a distribuir caixas, sacolas e outros produtos personalizados. O investimento será de R$ 28 milhões e os equipamentos devem ficar prontos em junho deste ano.

A gráfica será instalada em uma das fábricas da empresa, em Blumenau (SC). O objetivo, diz a companhia, é produzir material que atenda à demanda dos clientes por objetos personalizados.

"Sentimos que as empresas querem delegar a um fornecedor único todas as suas necessidades. A nossa entrada nesse novo mercado foi um pedido dos próprios clientes que já compravam nossas etiquetas de tecido", afirma o presidente da Haco, Alberto Lowndes.

A companhia espera ganhar R$ 30 milhões com a nova atividade e ampliar o faturamento total previsto para o ano de 2013, que é de R$ 172 milhões.

A Haco tem parceria com a Nike e é a distribuidora oficial dos escudos que vão na camisa e nos produtos da seleção brasileira de futebol. Ela também produz os escudos de todas as equipes da primeira divisão nacional, de acordo com a empresa.

6
é o número de fábricas da companhia, localizadas em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Ceará e em Portugal

5.800
é a base ativa de clientes, segundo a empresa

-

Pequenas e médias seguras

O mercado de seguros D&O (responsabilidade civil para executivos) cresceu 40% no primeiro bimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2012, segundo balanço da CNseg (Confederação de Seguros Gerais).

A arrecadação das corretoras ultrapassou os R$ 42 milhões nos primeiros dois meses de 2013, ante pouco mais de R$ 30 milhões em janeiro e fevereiro do ano passado.

"As pequenas e médias empresas estão impulsionando esse mercado. Elas já representam 40% dos prêmios pagos", diz Renato Rodrigues, da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), que faz parte da confederação.

Antes voltadas quase totalmente para as multinacionais devido ao alto valor dos prêmios, as corretoras do país ajustaram os seus preços.

"Cerca de 5% das companhias do país já aderiram ao D&O. Destas, 80% são micro e pequenas empresas", afirma Rodrigues.

"Esse tipo de seguro está sendo oferecido como benefício aos executivos", lembra o executivo.

-

Linha de recuperação

As micro e pequenas empresas do setor têxtil apresentaram recuperação na abertura de postos de trabalho no mês passado, segundo o Sebrae. Mais de 3.000 vagas foram criadas em todo o país.

A elevação foi de 58,8% ante o último fevereiro (2.007 postos) e de 46,4% em relação ao mês de março de 2012 (2.178 empregos). No total, as micro e pequenas abriram 63.972 vagas no mês passado. São Paulo foi o Estado que criou mais postos (17.281).

-

Tática... A rede China in Box está expandindo sua atuação em shopping centers. Limitada ao delivery até novembro de 2011, a marca já conta com sete lojas em shoppings e deve abrir mais cinco unidades até final deste ano.

...oriental Outra mudança da empresa é a transformação das unidades, que só entregavam comida, em restaurantes. Hoje, mais de 90% dos pontos China in Box têm salões para a alimentação das pessoas no próprio local.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página