Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Folhainvest' passa a oferecer, no site, calculadoras do BC

Ferramentas interativas possibilitam, por exemplo, corrigir valores pela inflação

CAROLINA MATOS DE SÃO PAULO

A partir de hoje, os leitores do "Folhainvest" têm à disposição, na internet, mais ferramentas interativas sobre finanças pessoais.

São calculadoras desenvolvidas pelo Banco Central que passam a ser oferecidas no site folha.com/folhainvest em parceria da Folha com o BC.

O internauta poderá utilizar quatro ferramentas: para correção de valores (pela inflação, por exemplo), simulação de aplicações, cálculo de financiamento e projeção do valor de um capital após incidência de juros.

A calculadora para correção de valores permite atualização por índices de preços, TR (Taxa Referencial), poupança (nova e antiga) e juros.

Para os cálculos com inflação, são oferecidos diversos índices, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), usado oficialmente para medir a inflação no país, e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), normalmente utilizado para reajustar o aluguel.

A ferramenta tem amplas séries históricas dos indicadores, o que permite simulações com longos períodos.

Há também exemplos para auxiliar o usuário.

A calculadora de financiamentos com prestações fixas, por exemplo, apresenta a seguinte situação: um cidadão deve R$ 2.000 a uma taxa de juros de 1% ao mês. Sabendo que as parcelas são de R$ 261,50, em quanto tempo o empréstimo será quitado?

O resultado, nesse caso, serão oito meses, mas é possível simular outras situações, para encontrar a taxa de juros, o valor da parcela e o total do empréstimo a ser tomado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página