Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mensagens de aplicativos superam SMS em 2012

Neste ano, 41 bi devem ser enviadas ao dia

DO "FINANCIAL TIMES"

Mensagens instantâneas transmitidas por meio de aplicativos como o WhatsApp e o iMessage, da Apple, superaram os tradicionais SMS no fim do ano passado.

A expectativa da consultoria de mídia e telecomunicações Informa é que, neste ano, o número de mensagens instantâneas no mundo mais que dobre, para 41 bilhões por dia, mais de duas vezes o número esperado para o envio de SMS.

A tecnologia, que não existia há cinco anos, está tirando das operadoras de tele- comunicações uma fonte de receita com altas margens de lucro.

Na Espanha, por exemplo, o faturamento das teles com SMS caiu de € 1,1 bilhão, em 2007, para € 758,5 milhões, em 2011, enquanto o tráfego das tradicionais mensagens se reduziu de 9,5 bilhões para 7,4 bilhões.

"O fim do SMS vai ser inevitável à medida que as pessoas cada vez mais aderem a planos de dados [acesso à internet] em seus smaprtphones", diz Ted Livingston, presidente-executivo do Kik, serviço de mensagens instantâneas que tem 50 milhões de usuários registrados.

As empresas de telefonia móvel se defendem com pacotes que unem voz, texto e dados e com a esperança de que possam recuperar receita com a instalação das redes de alta velocidade de 4G --serviço mais caro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página