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Concorrência desleal pode afetar marcas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Casos comuns de problemas de franquias envolvem o mau uso da marca por parte do franqueado.

O dono da loja é obrigado a utilizar produtos e padronizações estipulados pelo franqueador.

Mas, às vezes, produtos concorrentes têm melhor desempenho, fazendo o franqueador infringir contratos de exclusividade.

Outra prática comum é a concorrência desleal.

Nesses casos, o franqueado rompe pouco tempo depois de iniciar as atividades e, com todo o know-how adquirido, abre uma empresa própria no mesmo ramo.

Foi o que ocorreu com a franquia de limpeza Limpidus, que processou um ex-franqueado.

Segundo o advogado da empresa, Marcelo Hartmann, o franqueado abriu uma empresa no nome de um membro da família.

E repassava os clientes da Limpidus -cuja distribuição da procura é centralizada na sede da marca- para essa outra firma, evitando o pagamento de royalties (comissão) à franqueadora.

Nesse caso, o franqueado não só utilizou o know-how repassado pela marca como usou os clientes conseguidos pela própria Limpidus para concorrer com ela.


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