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Empresas familiares "estrelam" reality show

Fama na TV americana impulsiona as vendas das companhias de pequenos empresários

DA ASSOCIATED PRESS

A TV norte-americana encontrou uma fórmula vencedora com shows que misturam pequenas empresas e os conflitos familiares no gerenciamento do negócio.

Mas não são apenas as grandes redes que estão faturando. Muitos dos pequenos empresários convertidos em astros de televisão também estão ganhando dinheiro com a vida nas telinhas.

E não se trata apenas do salário que ganham para terem suas vidas expostas. As vendas das suas empresas, em muitos casos, explodiram logo depois de os primeiros episódios entrarem no ar, transformando pequenos negócios em marcas famosas.

No caso da Gold & Silver Pawn Shop (loja de penhores da série "Trato Feito", que passa no Brasil no canal History), as vendas cresceram cinco vezes desde que ela estreou na TV, em 2009.

Uma empresa que fabrica apitos para chamar patos não parece ser o tipo que atrai dezenas de pessoas todos os dias. Mas é o caso da Duck Commander, na qual se passa a série "Os Reis dos Patos", a mais vista no estilo documentário nos EUA e que no Brasil é transmitida pela A&E.

Desde o início da série, em março de 2012, pelo menos 70 pessoas fazem fila diariamente em frente ao depósito da empresa em busca de autógrafos e fotos.

Os vizinhos reclamam da multidão e a polícia já foi chamada mais de uma vez, mas para os Robertson, o clã que comanda a empresa, a vida de astro é um bom negócio.

Em 2011, antes da fama, foram vendidos 60 mil apitos para atrair patos - cada um custa de US$ 20 a US$ 175. No ano seguinte, já com o programa na TV norte-americana, caçadores e fãs adquiriram 300 mil apitos.

O resultado é que mais cinco funcionários foram contratados. "É como se fosse um instrumento musical", diz Willie Robertson, astro da série e dono da empresa com o pai, Phil. "Cada um precisa ser soprado para ter certeza de que estão funcionando."

Mas nem só de apitos é feita a recente fortuna dos Robertson. Depois de atraírem 9,6 milhões de telespectadores para o último episódio da temporada, encerrada em abril, a imprensa americana diz que eles estariam exigindo US$ 200 mil por episódio.

Além disso, abriram uma loja de suvenires (como camisetas e bonecos dos membros da família, com a longa barba que os caracteriza) no depósito da Duck Commander, uma forma de ganhar dinheiro com as dezenas de pessoas que querem conhecê-lo.


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