Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Presidente do Irã toma susto de helicóptero a 12 dias da eleição

Aeronave faz pouso forçado no norte do país, mas não há feridos

SAMY ADGHIRNI DE TEERÃ

Um helicóptero que levava o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, teve de fazer um pouso de emergência numa região montanhosa ao norte do país, ontem. Não há detalhes sobre a causa ou o local exato do incidente. Ninguém ficou ferido.

Segundo a agência Mehr, a comitiva presidencial se dirigia a um evento para inaugurar um túnel. O governo informou que o presidente voltou de carro à capital, Teerã.

O incidente surge na reta final da campanha presidencial de 14 de junho, na qual Ahmadinejad não pode concorrer por já ter cumprido dois mandatos consecutivos.

O transporte aéreo no Irã registra baixos níveis de segurança por causa das sanções internacionais impostas ao país, que dificultam a compra de aeronaves e de peças de reposição.

JORNAL VETADO

Ontem, um tribunal ordenou o fechamento por seis meses do jornal estatal "Iran", ligado a Ahmadinejad. A medida surge em meio à disputa de poder que se arrasta há anos entre o presidente e os aliados ultraconservadores do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, detentor da palavra final no regime.

Setores linha dura acusam Ahmadinejad e seu chefe de gabinete, Esfandiar Rahim Mashaee, de contestarem a autoridade de Khamenei e promoverem agenda ideológica nacionalista persa em vez da doutrina islâmica xiita.

Especula-se que inimigos do clã presidencial estejam por trás da decisão do órgão constitucional de ter barrado a candidatura de Mashaee.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página