Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Presidente já se movimenta pela reeleição

RAFAEL ARAUJO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ABIDJÃ

Depois de restabelecer a ordem institucional num país devastado pela guerra civil, o presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, já começa a pensar na reeleição.

A movimentação é estimulada por observadores internacionais como o ganês Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU, para quem a preparação das eleições previstas para 2015 "deve começar já".

Há um mês, Ouattara fez sua primeira viagem ao centro do país, área marcada por conflitos desde a rebelião liderada em 2002 pelas Forces Nouvelles (forças novas) de Guillaume Soro, que hoje preside a Assembleia Nacional.

Desde que a visita presidencial foi anunciada, no início de outubro, canteiros de obras surgiram em diversos pontos de Bouaké, epicentro das rebeliões, numa espécie de mutirão. Para obter esse efeito, o governo contratou empreiteiras de Abidjã, a capital econômica, e de Korhogo, no extremo norte do país.

As empreiteiras trabalharam em pequenos trechos da via pública, em pontos estratégicos. O plano de ação relâmpago englobou de obras de canalização pluvial até jardinagem, pintura de prédios e recolhimento do lixo.

Além de reabilitar a infraestrutura urbana, o esforço concentrado cria postos de trabalho --o desemprego entre jovens é uma das maiores preocupações do governo.

Essa preocupação tem motivos sociais e políticos, uma vez que os sindicatos de estudantes tiveram papel central nas últimas crises do país.

O ajudante de obras Souleymane Ouattara (sem parentesco com o presidente) deixou Korhogo por uma promessa de trabalho de seis meses. Hospedado por parentes, gasta a maior parte do salário (US$ 60 por mês) com alimentação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página