Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Berlusconi visita

Condenado por fraude fiscal, ex-premiê da Itália cumpre seu 1º dia de trabalho num asilo de Milão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os idosos da Residência San Pietro, casa de repouso na cidade italiana de Milão, receberam ontem pela primeira vez um visitante ilustre: o empresário e ex-premiê do país Silvio Berlusconi, 77.

Não que Berlusconi tenha ido lá por sua vontade --condenado em 2013 por fraude fiscal e com seu mandato de senador cassado, ele fez um acordo com a Justiça e trocou a pena de prisão de um ano (que não poderia cumprir devido à idade) por dez meses de trabalhos sociais na casa.

O ex-premiê não deu declarações ao entrar nem ao sair do asilo, frustrando cerca de cem repórteres de todo o mundo que foram acompanhar seu primeiro dia como prestador de serviços sociais. Também não pôde ser fotografado dentro da casa de repouso.

Berlusconi, porém, falou sobre a experiência depois ao canal de TV italiano Telelombardia, numa entrevista que irá ao ar na segunda-feira, mas teve seu conteúdo adiantado pela mídia italiana.

O ex-chefe do governo italiano afirmou ter ficado "impressionado" com a dedicação dos funcionários do asilo e classificou de "intensíssimas" as quatro horas que passou trabalhando. Disse ainda que fez piadas e conversou sobre o Milan, time do qual é dono, com os idosos.

"Da próxima vez, vou levar relógios do Milan", brincou.

Berlusconi declarou também que fez muitas perguntas aos funcionários da casa de repouso e reconheceu não saber exatamente quais serão suas tarefas ali nos próximos meses, mas ofereceu sua "experiência como empresário".

Houve um protesto solitário diante do asilo: um homem que se apresentou como sindicalista e usava uma cartola preta gritava frases como "os italianos têm um sonho no coração: Berlusconi em San Vittore [prisão no centro de Milão]". Ele foi retirado do local por seguranças.

ALZHEIMER

O ex-premiê irá atuar numa ala de atendimento para pacientes com mal de Alzheimer, segundo Michele Restelli, diretor do pavilhão que abriga vítimas da doença.

Segundo Restelli, Berlusconi "estará sempre acompanhado por um instrutor, que será um ponto de referência para ele", e será tratado da mesma forma que os outros colaboradores do asilo.

O programa do primeiro dia do líder conservador na casa de repouso foi dedicado a "tomar contato com a estrutura, os profissionais, os educadores, os assistentes e também com os familiares dos pacientes", disse o diretor.

O chefe da Residência San Pietro, Massimo Restelli, disse ao jornal italiano "La Repubblica" que a ideia é verificar se a presença de Berlusconi "cria algum tipo de vínculo estreito" e se ele é uma referência para os pacientes.

Durante os períodos em que Berlusconi permanecer no centro médico, os funcionários do local e os parentes dos doentes estarão proibidos de fazer vídeos ou fotos.

Segundo a imprensa italiana, o magnata enviou presentes aos pacientes e fez uma doação ao centro geriátrico.

Berlusconi foi sentenciado em agosto do ano passado por ter sonegado impostos referentes à compra e venda de direitos de TV para seu grupo de mídia, o Mediaset. A sentença também incluiu o afastamento de cargos públicos.

Ainda em 2013, o período de reclusão foi reduzido de quatro anos para um ano por um indulto, o que abriu a possibilidade de o ex-premiê cumpri-lo por meio da prestação de serviços sociais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página