Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Marqueteiro recicla fórmula de vídeo de Lula em campanha colombiana

Duda Mendonça confirma que se inspirou em "João", de 2002, para comercial de Zuluaga

SYLVIA COLOMBO ENVIADA ESPECIAL A BOGOTÁ

Uma mulher, detrás de um balcão de mercearia, começa a contar sua história. "Meu nome é María del Carmen, tenho 40 anos, sou viúva e tenho quatro filhos para criar."

Seu tom é calmo, mas ela vai se inflamando e termina aos gritos.

"Na Colômbia, as escolas privadas são caras, e a educação pública é de péssima qualidade." Ao final, está tão nervosa que atira uma laranja no chão, enquanto ouve-se uma claque aplaudindo.

O mais novo spot publicitário do candidato conservador Óscar Iván Zuluaga, de autoria do brasileiro Duda Mendonça, inspira-se no comercial "João", feito para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

Nele, um jovem da periferia contava sua saga para entrar na faculdade e dizia que iria completar o sonho de seus pais.

"Eu usei o mesmo formato, mas o conteúdo é diferente. O spot colombiano está focado só na educação. Fiz pesquisas de aceitação e foi aprovado em vários Estados. Além disso, a educação aparece na frente da paz entre as preocupações dos colombianos [em segundo, enquanto a paz está em sétimo]. Por isso escolhemos esse tema para a última semana da campanha", disse Mendonça à Folha.

Os apoiadores do presidente Juan Manuel Santos, que disputa a reeleição contra Zuluaga no próximo dia 15, reclamaram do tom agressivo do anúncio, que logo se disseminou pelas redes sociais e virou "trending topic" do Twitter com o hashtag #LaLocaDeLasNaranjas.

O senador Carlos Fernando Galán, da coalizão que apoia Santos, disse que o spot demonstra o tom violento de Zuluaga "até para um comercial de televisão".

Já o marqueteiro brasileiro considera que chamar a personagem de "louca das laranjas" é pejorativo. "A imprensa está nas mãos deles [apoiadores de Santos] e por isso colocaram esse rótulo, que também é desrespeitoso".

A atriz que protagonizou o spot, Olga Lucía Martínez, disse que não recebeu nada para atuar na peça. "Fiz por amor à minha pátria", disse por meio de sua conta no Twitter.

Enquanto isso, outro vídeo, esse artesanal, se disseminou também nas redes em apoio a Santos. Mostra uma senhora de 85 anos que diz que não votará em Zuluaga, porque sabe que este não dará casas aos pobres. O vídeo levantou simpatia, pois a senhora pronuncia os nomes dos dois candidatos de forma equivocada. Um é "Zurriaga", e o outro é "Juanpa".

Os dois candidatos estão empatados tecnicamente.

Veja os vídeos das campanhas
folha.com/no1468726


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página