Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

J.K. Rowling quer Escócia dentro do Reino Unido

Ela doou para grupo anti-independência

DE SÃO PAULO

A escritora britânica J.K. Rowling, responsável pelo saga "Harry Potter", doou 1 milhão de libras (cerca de R$ 3,7 milhões) para uma campanha anti-independência da Escócia em relação ao Reino Unido --Estado soberano que une Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e a Escócia.

A autora nasceu na Inglaterra, mas vive na cidade escocesa de Edimburgo.

Segundo o jornal "The Guardian", esta é a maior doação já recebida pelo Better Together (melhor juntos, em uma tradução livre). O grupo é coordenado por Alistair Darling, ex-chanceler do partido trabalhista britânico e amigo de Rowling.

O movimento para a independência escocesa ganhou força após a crise econômica mundial e a ascensão dos nacionalistas ao governo local em 2011. Um referendo sobre o assunto está marcado para 18 de setembro. Até lá, os movimentos pró e anti-independência têm atuado para arrecadar recursos.

"Se nós sairmos, não há volta. Essa separação não será rápida e limpa: serão necessárias microcirurgias para desembaraçar três séculos de interdependência, depois do que teremos que lidar com três vizinhos amargurados", justificou ela em um texto.

Ela disse ainda que questões como a moeda a ser usada, a permanência na União Europeia e a confiança na renda do petróleo não podem ser deixadas de lado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página