Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em dois dias, 45 mil curdos entram na Turquia

País já tem mais de 1,5 milhão de refugiados

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cerca de 45 mil curdos procedentes da Síria entraram na Turquia durante a madrugada de sexta-feira (19) para sábado (20) através de oito passagens fronteiriças, fugindo dos ataques do Estado Islâmico (EI), informou o vice-primeiro-ministro turco, Numan Kurtulmus.

Trata-se de uma das maiores ondas de refugiados sírios que entra desde o início da crise da Síria, motivo pelo qual a Turquia se viu obrigada a abrir oito pontos fronteiriços para acolher a avalanche de pessoas que fugia do assédio do EI.

"Não há país no mundo, sem importar quão rico seja, que possa acolher 45 mil refugiados em uma só noite" declarou Kurtulmus em entrevista.

Os refugiados foram amparados em diversos locais, disse Kurtulmus, que lembrou que a fronteira entre Síria e Turquia foi aberta ao meio-dia da sexta-feira para os sírios curdos que fogem da última ofensiva do EI.

"Alguns se refugiaram com suas famílias, e outros se instalaram em edifícios públicos, escolas ou tendas."

Num movimento contrário, cerca de 300 combatentes curdos cruzaram a fronteira turca em direção à Síria para tentar frear o avanço do EI, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página