Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em 4 meses, 7 carros caem em córregos

Um homem morreu em maio após veículo despencar no ribeirão Preto; riachos não possuem defensa de proteção

Secretaria de Obras diz que estuda projeto, mas não cita prazos; faltam placas avisando perigo nos trechos, diz docente

DANIELA SANTOS DE RIBEIRÃO PRETO

Acidentes com carros que caem dentro de córregos têm ocorrido com frequência em Ribeirão Preto --nos últimos quatro meses, foram sete. Uma pessoa morreu.

Em toda a cidade, não há barreiras apropriadas para evitar a queda nem sequer avisos sobre o risco.

A Secretaria de Obras Públicas informou apenas que tem um projeto em estudo com a Transerp (empresa responsável pelo transporte no município) para implantar defensas em pontos considerados de risco, mas não divulgou prazo nem locais.

Já em Franca, a prefeitura concluiu em julho a instalação de quatro quilômetros de defensas metálicas na lateral do córrego dos Bagres, onde ocorreram duas mortes.

O caso mais grave em Ribeirão ocorreu em maio na via Norte (avenida Eduardo Andrea Matarazzo). Um motorista morreu ao cair com o carro dentro do ribeirão.

No mês seguinte, o carpinteiro Josenildo Jacinto de Souza, 32, perdeu a direção de sua picape na mesma avenida, perto do cruzamento com a rua Pernambuco.

O veículo girou duas vezes, bateu em uma árvore e capotou, caindo no córrego.

Com acidentes de menor gravidade, a avenida Francisco Junqueira é a líder de ocorrências. Três carros caíram no Retiro Saudoso entre maio e julho --o último, no dia 28 do mês passado.

Outros dois motoristas se acidentaram, um no ribeirão Preto, em frente à Câmara de Ribeirão, e outro em um córrego nas proximidades da avenida Caramuru.

AVISOS E DEFENSAS

Para o especialista em transportes e professor da USP José Bernardes Felex, o poder público deve reconhecer que o problema existe para diminuir acidentes e mortes. "Deve-se fazer campanhas educativas para alertar a população e sinalizar as vias próximas aos córregos, indicando perigo."

Ele disse que é preciso que defensas (metálicas, que absorvem mais a batida, ou de concreto, que minimizam o impacto e ajudam a desviar o veículo) sejam instaladas nas laterais de todos os córregos.

"Em toda a avenida Francisco Junqueira, o que se colocava nas laterais dos rios eram defensas antigas", diz. Para ele, elas não protegiam os veículos. "Na Via Norte não há proteção alguma, apenas o barranco".

A prefeitura informou que muretas de concreto utilizadas nas provas da Stock Car foram colocadas em pontos da avenida Maurilio Biagi e no retorno próximo à avenida Leão 13.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página