Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aaron Swartz (1986-2013)

NASCIMENTO
Em Chicago, 8 de novembro de 1986, nasceu Aaron Swartz.

RSS
Com 14 anos, Swartz ajudou a desenvolver uma versão do RSS, que facilita a distribuição de conteúdo de sites por meio de "feeds". Depois, participou do grupo Creative Commons.

REDDIT
Em 2005, a start-up Infogami, de Swartz, foi adquirida por outra, o Reddit. Após a compra do site pela editora Condé Nast, Swartz não se adaptou à nova vida profissional e foi demitido.

ACESSO GRATUITO
Swartz obteve dados públicos da Biblioteca do Congresso dos EUA, que cobrava pelo acesso a eles, e publicou-os no Open Library, de acesso gratuito. Tentou repetir a ação com o sistema Pacer, que cobra pelo acesso a documentos legais. Swartz baixou e publicou cerca de 20% do banco de dados.

GRUPO ATIVISTA
Swartz fundou o Demand Progress, que lançou uma campanha contra os projetos de lei antipirataria norte-americanos Sopa e Pipa.

CASO JSTOR
Em 2011, Swartz foi acusado de usar a rede do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para baixar 4,8 milhões de documentos do JSTOR, um repositório pago de artigos acadêmicos, com a intenção de distribuí-los gratuitamente. O JSTOR e o MIT retiraram as acusações, mas o Ministério Público dos EUA prosseguiu com o caso. Swartz poderia ser condenado a mais de 30 anos de prisão e a US$ 1 milhão em multas.

SUICÍDIO
Swartz morreu em 11 de janeiro de 2013, ao enforcar-se em seu apartamento no Brooklyn, em Nova York.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página