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Sprinter recebe tecnologia dos Mercedes de luxo

Linha 2013 da van terá sistema que visa reduzir o consumo de combustível

DO ENVIADO ESPECIAL A BUENOS AIRES

A Mercedes apresentou sua nova linha de comerciais leves. O destaque é a adoção do pacote Blue Efficiency, já usado em carros de luxo da marca. Sua função é reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

A nova configuração adequa os modelos à nova legislação de controle de emissões do setor, a Euro 5.

O motor é um 2.2 quatro cilindros a diesel, dotado de dois turbos. Há duas configurações de potência: 114 cv ou 146 cv. A Folha avaliou as duas opções do modelo.

O motor transmite poucas vibrações à cabine e o câmbio de seis marchas permite aproveitar ao máximo a elasticidade do propulsor.

Além da renovação do design da carroceria, houve mudanças no interior. A ergonomia da cabine é semelhante à de um sedã médio.

Há regulagem de altura do volante e indicadores de manutenção no painel.

O momento mais indicado para trocar a marcha e economizar diesel é informada por meio de luzes no quadro de instrumentos.

Todos os modelos da linha Sprinter têm frenagem assistida e ABS, controle de tração adaptável à carga, rádio com MP3, vidros elétricos e airbag de série. Os preços variam de R$ 85.120 a R$ 130.745.

São 52 versões no total, com três opções de distância entre-eixos e duas medidas de altura de teto.

O Furgão misto com seis lugares e espaço para carga é versátil para entregas em centros urbanos ou para o transporte de famílias numerosas.

AUTOMÁTICO

O Sprinter 515 leva 20 passageiros. Trata-se de um veículo dócil de guiar, mas é difícil conseguir uma vaga de estacionamento. Ela é agora a maior van no mercado.

Os sistemas de segurança evoluíram. Há freio a disco nas quatro rodas, com pinças Brembo.

Produzidos na Argentina, os modelos têm motor alemão e 60% de peças feitas no Mercosul - fatia que a Mercedes planeja ampliar. Em 2013, a linha ganhará a opção de câmbio automático.

A fábrica também está pronta para fazer uma van compacta semelhante ao modelo Vito, disponível na Europa. (Guilherme Silveira)


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