INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

OS INICIADOS (regular)
(the wound)
DIREÇÃO John Trengove
ELENCO Nakhane Touré, Bongile Mantsai, Niza Jay Ncoyini
PRODUÇÃO África Do Sul, Alemanha, França, Holanda, 2017, 16 anos
Veja salas e horários de exibição

Não é fácil aproximar-se de "Os Iniciados".

Estamos na África do Sul, numa localidade onde se preserva antigo costume tribal de circuncidar jovens adolescentes como sinal de entrada na maturidade. Um grupo deles vai para a região de montanhas, acompanhados pelos chamados cuidadores, que se ocuparão seja da cicatrização da ferida deixada pela operação (feita meio a seca, na mata mesmo), seja da evolução pessoal dos rapazes.

Entre esses garotos, um se mostra revoltado com o ritual e suas decorrências. Afinal, seu pai foi para Johanesburgo, ele cresceu na cidade grande, é hostilizado pelos demais iniciados que o veem como o riquinho da cidade etc.

Entramos, então, no segundo capítulo. O jovem descobre que seu curador, Xolani, tem um relacionamento homossexual com Vija, outro curador. Vija, por sinal, leva vida dupla –é casado, inclusive– e vive a relação com Xolani de maneira angustiada e, não raro, contraditória.

Estamos na melhor parte do filme, em que se desenvolvem as tensões entre os três personagens centrais; tensões não raro cruzadas.

Veja o trailer de 'Os Iniciados'

Mas é também ali que se desenvolve uma relação amorosa gay bem sensível: consegue não só filmar bem as relações sexuais (o que é raro), como trabalhar as tensões entre os dois homens: Xilani dependente de Vija, que por sua vez pretende manter sua opção oculta.

Vamos então ao mais problemático: se já não é fácil penetrar nesse universo tribal tão particular, nessa permanência tradicional num país moderno (falo do costume de iniciação), esse esforço, digamos, etnológico, ainda é dificultado pela opção do diretor John Trengove de usar com frequência até abusiva uma câmera na mão trepidante até o ponto em que isso tende a se tornar irritante (ou um risco para a retina?).

Entende-se que o terreno era instável, que as condições de produção não deviam ser as melhores, mas, caramba, a câmera fixa também é um recurso usável.

É por aí que se notam os limites de "Os Iniciados", cuja virtude central está no tratamento adulto e sem afetações (a favor ou contra) da condição gay: é o que torna essa estreia do diretor sul-africano um evento promissor.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.