Paul Simon anuncia fim de turnês após 50 anos de carreira

Elton John e Neil Diamond também tomaram a mesma decisão nos últimos meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O cantor e compositor Paul Simon, 76, anunciou nesta segunda-feira (5) que irá parar de fazer turnês, dizendo que se sentiu “um pouco animado e um pouco aliviado” ao levar sua carreira de 50 anos de performances a um fim.

Em publicação nas redes sociais, Simon disse que irá fazer uma turnê final –“Homeward  Bound - The  Farewell  Tour” – pela América do Norte e pela Europa ainda neste ano. Após as apresentações, o cantor de “Sounds  of  Silence” disse que fará uma performance ocasional “em um (espero) antigo salão acústico”.

Paul Simon em apresentação no Global Citizen Festival em New York
Paul Simon em apresentação no Global Citizen Festival em New York - AP

“Eu me perguntei muitas vezes como seria chegar ao ponto em que iria considerar levar minha carreira de performances a um fim natural. Agora eu sei: parece um pouco perturbador, um pouco animado e um pouco aliviado”, escreveu.

Simon, residente de Nova York, disse ter chegado à decisão em grande parte porque “sinto que as viagens e o tempo longe da minha esposa e família são algo que tira o prazer de tocar”.

A carreira de sucessos de Simon inclui uma parceria lendária com o cantor Art Garfunkel. Eles lançaram o primeiro álbum em 1964 e gravaram clássicos como “Mrs. Robinson”, “The Boxer” e “Bridge Over Troubled Water”.

A dupla se separou em 1970 e Simon iniciou uma carreira solo com álbuns ganhadores de prêmios Grammy, como “Still Crazy  After  All  These  Years” e “Graceland”.

Simon é mais um artista pop das décadas de 1960 e 1970 a se aposentar de turnês. Elton John anunciou no mês passado que irá fazer uma turnê de três anos de despedida, e Neil Diamond revelou tomar a mesma decisão por estar com mal de Parkinson.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.