Descrição de chapéu Livros

Sexta edição da Feira Plana tem o tema 'Volta ao Nada'

Evento de publicações independentes acontece na Cinemateca Brasileira de sexta (23) a domingo (25)

Quinta edição da Feira Plana, em 2017, que recebeu cerca de 18 mil pessoas na Bienal do Ibirapuera
Quinta edição da Feira Plana, em 2017, que recebeu cerca de 18 mil pessoas na Bienal do Ibirapuera - Francisco Costa/Divulgação

Um ano depois de adotar como tema o “Fim do Mundo”, a Feira Plana —que começa nesta sexta (23) e vai até domingo (25)— reflete sobre uma “Volta ao Nada”.


“Foi uma escolha pessoal de enxergar o que os festivais e feiras de livros incitam nas pessoas. É uma forma de repensar tudo que fizemos até agora, além do que fazemos e para quem fazemos”, afirma a curadora Bia Bittencourt. 


Neste ano foram convidados outros 20 curadores, com ideias para as palestras, exposições e atividades, presentes na feira. A programação também ficou mais diversa.


Na agenda, há a visita guiada à exposição “ANDA”, às 19h30 da sexta (23), que mostra uma construção e desconstrução gráfica. No sábado (24), às 14h30, há uma conversa com Christine Greiner sobre o esvaziamento da mente e da cultura japonesa. 


Ainda no sábado, outra palestra abordará o tema do anulamento do gênero com Amara Moira, Chico Fellitti e Claudia Nigro, às 14h30. 


No domingo (25) haverá debate sobre a circulação da arte em paralelo ao cenário institucional, à 13h30, com Claudio Bueno, Lorena Vicini e Thiago Carrapatoso.


O evento de publicações independentes e artes gráficas será na Cinemateca e, devido ao tamanho do espaço, terá 200 expositores, 20% a menos que em 2017 que foi na Bienal. 


A sexta edição mescla menores e maiores editoras. A exemplo da Todavia, considerada mais formal no sentido “mercadológico”. A mistura visa, para além do comércio das obras, a integração entre as editoras.
Bittencourt ressalta a importância da regularidade da presença das editoras, já que o objetivo é fomentar o segmento independente do setor.


A programação continua após o fim da feira, com cursos e oficinas até o dia 1º de abril. A íntegra está disponível no site feiraplana.org

 

FEIRA PLANA

QUANDO  sexta (23) a domingo (25), grátis
ONDE  Cinemateca Brasileira, lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, São Paulo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.