'The Terror' mescla história real e monstros marinhos

Série da AMC que estreia neste domingo (25) reconta o sumiço dos navios Erebus e Terror

Rodrigo Salem
Los Angeles

Os navios Terror e Erebus eram o orgulho da Marinha Real Britânica no século 19. O primeiro bombardeou os EUA na guerra de 1812. Em 1845, partiram rumo a uma missão inédita: encontrar a passagem do Noroeste entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Mas os dois nunca mais foram vistos.

Cena da série The Terror, produção de Ridley Scott para o canal AMC - primeiro episódio
Marinheiros preparam mergulho no Ártico - Aidan Monaghan/Divulgação

O real e misterioso destino das tripulações formadas por 129 homens serve de base para a fantasia de "The Terror", série de antologia no estilo "American Horror Story" do canal pago AMC que estreia nesta segunda (26), às 22h30.

Baseado no livro homônimo do americano Dan Simmons, mistura fatos históricos e filmes de monstros, algo como um encontro de "Mestre dos Mares" (2003) com "O Enigma de Outro Mundo" (1982).

"The Terror" imagina uma criatura atacando marinheiros quando os navios ficam encalhados no mar congelado do estreito de Victoria, ao norte do Canadá. Mas os livros de história têm muitas lacunas.

"Queríamos ser o mais fiéis possível à realidade. Mas há muita coisa desconhecida. Por que a tripulação deixou quilos de comidas e levou porcelana chinesa como carga?", diz a produtora Soo Hugh ("The Killing") em entrevista à Folha.

A primeira temporada, de dez episódios, relata a expedição liderada por Sir John Franklin (Ciarán Hinds, de "Game of Thrones") e o capitão Francis Crozier (Jared Harris, de "Mad Men") e a hipótese sobrenatural para o sumiço.

"Não estava interessado em histórias com homens correndo e sendo abatidos. Mas li o roteiro e ele passava longe disso. O monstro é uma metáfora para a atitude da coroa britânica imposta ao mundo naquela época", conta Harris.

Após circular sem sucesso em Hollywood como um longa , "The Terror" recebeu o sinal verde em 2016. Os roteiros foram escritos em dez semanas, enquanto a pré-produção era montada em Budapeste e na Croácia. As filmagens duraram sete meses, e a edição e os efeitos, quase nove meses.

Umas das decisões cruciais foi a de não filmar cenas da unidade principal no mar de verdade —um pesadelo climático.

A equipe de direção de arte recriou boa parte dos navios em estúdio, adicionando trilhos, plataformas móveis e sistemas de propulsão.

"Há uma cena de mergulho que toma dois minutos na tela, que levaria dois dias para ser filmada em tanques d'água. Viktor [Muller, supervisor de efeitos visuais] disse que poderia fazer tudo no seco e depois adicionar a água. Foi um salto no escuro", diz o produtor David Kajganich.

Seis meses após o início da produção, uma notícia aterrorizou mais a equipe que monstros: exploradores encontraram destroços do Terror (Erebus havia sido encontrado em 2014), o que poderia colocar em dúvida a exatidão histórica da trama. Era só um susto.


NA TV

THE TERROR

Estreia da primeira temporada

QUANDO nesta segunda (26), às 22h30, no canal pago AMC

Erramos: o texto foi alterado

A versão original deste texto informava erroneamente que a estreia da série "The Terror" era domingo (25). O texto foi corrigido.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.