Coleção Folha para crianças apresenta 'As Quatro Estações'

Oitavo volume da série chega às bancas no domingo (8) com adaptação ilustrada do concerto do italiano Vivaldi

Coreano toca Vivaldi no encerramento dos Jogos de Inverno
Coreano toca Vivaldi no encerramento dos Jogos de Inverno - Christof Stache/Pool Photo via AP
Cristiane Martins
São Paulo

As estações do ano são como as fases da vida em um ciclo contínuo. Tais rituais de passagem inspiraram o italiano Antonio Vivaldi (1678-1741) a compor “As Quatro Estações”, peça que fundamenta o oitavo volume da Coleção Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no próximo domingo (8).

A obra vivaldiana traduz em termos musicais fenômenos naturais como a chuva, o vento, a queda de folhas e o som dos animais. 

Aborda ainda emoções ligadas ao vaivém anual desses períodos, o que se torna uma oportunidade para o pequeno leitor refletir sobre a passagem do tempo, o encerramento de ciclos e os recomeços característicos da natureza. 

O enredo narra a chegada das estações: primavera, verão, outono e inverno. Na primeira, o pastor leva seu rebanho de cabras para comer no campo. Quando vem o verão, busca alívio para o calor sob as sombras. Já o outono é a época de caça e colheita de uvas, enquanto o inverno traz o frio e o bater dos dentes. Mas é só a primavera retornar que tudo começa outra vez. 

“A ideia da obra é realmente descrever cada estação do ano; para tanto, Vivaldi colocou na partitura sonetos, que exprimem em palavras aquilo que ele traduziria em sons”, explica Irineu Franco Perpetuo, jornalista e curador desta Coleção Folha. O que, segundo ele, traz o apelo melódico e a teatralidade que são as marcas do compositor.

Adaptação

O oitavo volume é baseado no balé que adapta os quatro concertos compostos por Vivaldi em 1723. As peças foram inspiradas em poesias que descreviam as estações.

O concerto não foi criado para dança, mas seu ritmo e expressão ajudam a transposição. A versão mais bem-sucedida foi a do coreógrafo francês Roland Petit (1924-2011), na década de 1970.

Esta edição da Coleção Folha inclui uma versão da história adaptada para o pequeno leitor, passatempos e um CD com oito faixas interpretadas pela Orquestra de Câmara Sueca-Örebro, regida pela violinista sueca Katarina Andreasson. O livro explica a relação entre as músicas e os trechos da história.

Apesar de sua fértil produção (compôs ao menos 500 concertos), “As Quatro Estações” foi uma peça que quebrou os padrões da época e atravessou os séculos. 

Ela foi adaptada para todas as formas de arranjos e aparece em incontáveis filmes e propagandas televisivas. Mesmo quem não conhece música clássica talvez já as tenha ouvido de modo acidental.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.