Folha promove sessão gratuita do documentário 'Ex-Pajé'

Filme sobre perda de identidade religiosa indígena foi exibido no Festival de Berlim

Cena do filme 'Ex-Pajé', de Luiz Bolognesi
Cena do filme 'Ex-Pajé', de Luiz Bolognesi - Divulgação
São Paulo

A Folha realiza nesta terça-feira (8), em parceria com o Espaço Itaú de Cinema, uma sessão especial do filme “Ex-Pajé”, seguida de debate com presença do diretor Luiz Bolognesi e da professora e filósofa indígena Cristine Takuá, representante paulista na Comissão Guarani Yvyrupa, que luta pela regularização de terras dos índios. A mediação será feita pela jornalista da Folha Anna Virginia Balloussier.

No documentário, Perpera, antigo pajé do povo paiter suruí, perde seu posto quando um pastor evangélico chega à comunidade. A partir de então, suas crenças são abaladas e ele passa a temer os espíritos da floresta, antes essenciais para o convívio da tribo.

O cineasta Luiz Bolognesi também é roteirista de “Bingo: O Rei das Manhãs” (2017) e esteve à frente da animação “Uma História de Amor e Fúria” (2013), pela qual venceu prêmios no festival de Annecy, referência no gênero, e no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema.

“Ex-Pajé”, que estreou no Festival de Berlim, foi eleito melhor documentário pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema em premiação do festival É Tudo Verdade.

A sessão será gratuita e acontecerá às 20h no Espaço Itaú do Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo). Os interessados devem retirar os ingressos uma hora antes, na bilheteria do cinema.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.