Descrição de chapéu

'Ex-Pajé' testemunha retomada da identidade do povo paiter suruí

Documentário preserva distância dos filmados e não cede à tentação de entrevistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cena do filme 'Ex-Pajé', em exibição no Festival de Berlim
Cena do filme 'Ex-Pajé' - Divulgação
São Paulo

Ex-Pajé

  • Quando Em cartaz
  • Produção Brasil, 2018, livre
  • Direção Luiz Bolognesi

Veja salas e horários de exibição

 

Na primeira sequência de "Ex-Pajé", o protagonista recebe do jovem Ubiratan uma tese de doutorado que chegou pelo correio.

Ao percorrê-la, Perpera lembra-se das conversas com o autor, antropólogo francês interessado no povo paiter suruí.

Perpera era pajé. Acusado por um pastor de ter parte com o Coisa-Ruim, renunciou a seus poderes, tornando-se porteiro de uma igreja.

O documentário de Luiz Bolognesi, ao mesmo tempo em que descreve a aniquilação dos paiter suruí parece ter contribuído para que Perpera retomasse sua história e sua identidade.

O filme acompanha cenas do cotidiano do ex-pajé e de alguns dos poucos integrantes do grupo que sobrevivem à precariedade de recursos e às pressões do convívio com os brancos, crescente desde o primeiro contato, em 1969.

Vemos Perpera pescar e fazer compras no supermercado; observamos quando é visitado por espíritos e quando coloca a roupa para lavar em um tanquinho elétrico.

Numa postura que lembra "Serras da Desordem" (2005), de Andrea Tonacci, "Ex-Pajé" preserva uma distância respeitosa dos filmados, sem ceder à tentação das entrevistas nem embarcar em julgamentos precipitados. A tecnologia não é condenada, pelo contrário. Vídeos e postagens são usados para manter contato, denunciar abusos, acessar tradições esquecidas.

Durante as filmagens de "Ex-Pajé" —e provavelmente também por causa delas— algo de precioso acontece. Perpera reapropria-se de seus poderes de pajé e atende a uma solicitação da comunidade para curar uma doente.

O filme de Bolognesi contribui para a valorização da figura de Perpera e, por consequência, para o respeito e o reconhecimento das tradições do grupo. Corroteirista de sucessos recentes o cineasta terá testemunhado um fenômeno raro: o renascimento de um pajé.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.