Descrição de chapéu Cinema

Ex-sócia de blogueiro anti-PT é a nova superintendente da Cinemateca

Jornalista Cristina Ikonomidis será responsável por acervo de 250 mil rolos de filme

Guilherme Genestreti
São Paulo

A jornalista Cristina Ikonomidis, ex-coordenadora de imprensa da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, será a nova diretora da Cinemateca. Ela foi designada para dirigir a instituição pela Acerp, organização social que gere o órgão de preservação audiovisual.

Ikonomidis, que não tem experiência prévia na área, será responsável pelo órgão que cuida do acervo audiovisual brasileiro. Em sua sede, em São Paulo, são guardados mais de 250 mil rolos de filmes.

Fachada da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino
Fachada da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino *** **** - Danilo Verpa/Folhapress

Em 2015, ela ganhou as páginas do noticiário por ter se associado à Appendix Consultoria, empresa que recebeu, por dois anos, pagamentos mensais por serviços de comunicação prestados ao governo Alckmin.

Outro sócio da Appendix era o advogado Fernando Gouveia, que se apresenta na internet com o pseudônimo Gravataí Merengue, blogueiro que ajudou a difundir notícias, artigos, vídeos e memes contra o PT por meio do site Implicante.

Na época, Cristina Ikonomidis afirmou que havia saído da coordenação de imprensa da Secretaria de Cultura em 2013, quando a Appendix já prestava serviços ao governo paulista, e que só depois se tornou sócia da empresa.

As atividades da Appendix foram encerradas em novembro de 2017. 

A Cinemateca vive uma crise desde 2013, que resultou numa redução do número de seus funcionários. Para contê-la, o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão anunciou que a gestão da Cinemateca passaria para as mãos da organização social Acerp.

Fontes ligadas ao órgão afirmaram à Folha que Ikonomidis vem há duas semanas se ambientando no órgão e que tem planos de fazer com que a Cinemateca passe a cobrar por seus serviços, como o acesso a acervo e restauração de material original.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.