Descrição de chapéu

Delírio dos bailes se funde ao drama em 'Pose'

Produção apresenta elenco quase todo composto de gays ou transgêneros latinos e negros

Teté Ribeiro

Indya Moore na série Pose (2018)
A atriz Indya Moore, 23, interpreta Angel na série "Pose" - Divulgação

Pose

  • Quando Temporada completa no Fox App (para assinantes) em 28/9; na TV, um episódio por semana, às terças, às 22h, no Fox Premium

​Os anúncios da série diziam: "Este é o maior elenco transgênero na história da TV americana". Que isso ainda seja assunto em 2018 já responde a parte da pergunta acima. Apesar de parecer que este é um momento cheio de transgêneros na cultura pop, até "Pose" não existia um seriado de primeira linha dedicado a esse público e com esse elenco.

"Pose" tem pedigree. Foi cocriada pelo superprodutor e diretor Ryan Murphy, de "Glee", "Nip/Tuck", "American Crime Story" e "Feud".

E se passa no final dos anos 1980, época em que o exibicionismo foi elevado à condição de arte. Era assim com os ricos e era assim também na cultura underground, povoada pelos excluídos da sociedade racista e homofóbica dos subúrbios americanos.

É nessa segunda turma que se passa a maior e mais divertida parte de "Pose", que mostra as batalhas nos bailes gays, em que transexuais e homossexuais, quase todos latinos ou negros, se vestiam como se fossem a uma festa real para competir em categorias como "vestido de noite de alta-costura" ou "faça como a realeza" ou, ainda, "carão".

No primeiro episódio, uma transgênero, Blanca, recebe a notícia de que é HIV positivo e decide pôr em prática seus sonhos. Entre eles está montar uma casa só sua, onde pode fazer o papel de mãe para outros meninos e meninas.

Sai do lugar onde vivia, em que a mãe era a personagem central da série, Elektra Abundance, e monta seu próprio canto. Naquela cultura, as casas eram tanto um time para competir nos bailes quanto um lar. E a mãe era quase sempre uma transgênero que mantinha seus filhos adotivos sob as asas,treinando-os para as competições.

Blanca é uma mãe carinhosa e durona, que começa a formar sua prole quando encontra Damon, um jovem negro botado pra fora de casa. Depois vêm Lil Papi, um latino, e Angel, outra transexual.

Angel se envolve com um homem branco casado e se muda para um apartamento onde é tratada como uma autêntica "teúda e manteúda".

A parte séria do seriado não economiza no melodrama. Elektra, por exemplo, apesar de ser a deusa dos bailes, quer fazer uma operação de mudança de sexo a contragosto de seu amante rico.

"Pose" deve ser vista. Se não pela qualidade dramática, pela diversão dos bailes e pela cena dos anos 1980, em que os transexuais eram botados para fora de bares gays por preconceito. Muita coisa mudou, mas muita coisa continua perigosamente parecida.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.