Descrição de chapéu Artes Cênicas

Morre Paul Taylor, nome de destaque da dança moderna

Coreógrafo americano tinha 88 anos e sofreu uma falência renal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | AFP

O coreógrafo Paul Taylor, figura de destaque da dança moderna dos Estados Unidos, morreu nesta quarta (29), informou sua companhia de dança. Ele tinha 88 anos e sofreu uma falência renal.

Taylor teve um papel fundamental no surgimento da dança moderna e impregnou sua coreografia com una exuberância alegre e poética.

"Paul Taylor foi um dos grandes coreógrafos do mundo, e sua morte entristece profundamente não apenas aqueles que trabalharam com ele, mas também pessoas de todo o mundo cujos espíritos foram tocados por sua arte incomparável", disse Michael Novak , diretor artístico da Paul Taylor Dance Foundation. 

Paul Taylor em "Episodes", com a companhia New York City Ballet - Carl Van Vechten/Library of Congress/AFP

"Estamos agradecidos por seu amor, e queremos continuar com seu legado com a maior fidelidade e devoção", acrescentou Novak, um elogiado membro da Paul Taylor Dance Company que Taylor elegeu no início do ano como seu sucessor. 

Taylor criou 147 coreografias desde 1954, interpretadas pela Paul Taylor Dance Company e por sua segunda companhia, a Taylor 2, assim como outros grupos de dança no mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.