Descrição de chapéu The New York Times

Paris finalmente define local para escultura gigante de Jeff Koons

Com mais de 10 m de altura, 'Bouquet of Tulips' ficará nos jardins do Petit Palais

O artista Jeff Koons diante de sua escultura 'Tulips, 1995-2004', em Nova York - Jamie McCarthy - 6.nov.2012/AFP
Elian Peltier
Paris | The New York Times

Por dois anos, Jeff Koons procurou um lugar apropriado aqui para seu monumental presente a Paris,  'Bouquet of Tulips'. Na quinta (11), ele finalmente parece ter encontrado um jardim.

Autoridades parisienses anunciaram que Koons concordou em instalar sua escultura colorida —feita em homenagem às vítimas dos atentados terroristas de 2015 e 2016— nos jardins do Petit Palais, museu de arte perto da Champs-Élysée.

O artista doou somente o conceito da escultura. Uma fundação privada foi responsável por levantar os 3 milhões de euro (cerca de R$ 13 milhões) para produção e instalação da peça.

"Era urgente encontrar um lugar após muita discussão política", afirmou Christophe Girard, representante da prefeitura encarregado dos assuntos culturais. "O que está em jogo vai além das artes."

O artista americano ainda precisa concluir estudos de logística, mas Girard disse que o local atende a todos os critérios e que a inauguração deve acontecer em 2019.

Jeff Koons, que se inspirou na Estátua da Liberdade, disse em 2016 que queria que sua obra, uma mão segurando um punhado de flores de balão, expressasse "um senso de futuro, de otimismo, a alegria de oferecer".

A peça, feita de bronze, alumínio e aço inoxidável, é uma das maiores do artista —tem mais de 10 metros de altura, mais de 8 m de largura e quase 10 m de profundidade.

Mas o que deveria ser um símbolo da amizade franco-americana se transformou em um fardo.

O artista e autoridades municipais concordaram inicialmente que o "Bouquet" seria instalado na praça em frente ao Palais de Tokyo, uma área turística ao lado do Sena, com vista para a Torre Eiffel.

No entanto, como o plano permaneceu emperrrado por meses, o descontentamento geral se somou com os desafios técnicos para a viabilidade do projeto.

Em janeiro, artistas franceses, políticos e figuras culturais pediram que o plano fosse abandonado em uma carta publicada no jornal Libération afirmando que que a aparente doação "equivaleria à publicidade".

A obra de Koons  simbolizaria "um tipo de arte industrial, espetacular e especulativa".

"Bouquet of Tulips" apresenta 11 flores e não 12 porque, segundo o galerista de Koons na França, Jérôme de Noirmont, a décima segunda representaria as vítimas dos ataques.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.