Os girassóis de Van Gogh estão frágeis demais e devem ficar em Amsterdã

Veredito foi dado após avaliação de seis semanas e restauração de obra pintada na França em 1889

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anthony Deutsch
Amsterdã | Reuters

Aos 130 anos, uma das famosas pinturas de girassóis em um vaso de Vincent van Gogh se tornou delicada demais para continuar em turnê pelo mundo e terá que ficar em casa em Amsterdã.

Essa é uma das principais descobertas de especialistas que realizaram uma avaliação de seis semanas e a restauração da obra "Girassóis", pintada pelo mestre holandês no sul da França em 1889.

 

"As camadas de base e tinta estão estáveis, mas sensíveis a vibrações e mudanças na umidade e temperatura do ar", disse o diretor do museu Van Gogh, Axel Ruger.

"Portanto, é importante que a pintura seja movida o mínimo possível e que seja exibida em um ambiente estável", disse ele.

Além da pequena restauração, uma equipe de especialistas descobriu detalhes sobre quais materiais Van Gogh usou, incluindo o rolo exato de linho de onde a tela foi cortada.

"Girassóis", de Van Gogh, na sala de restauração do museu que leva seu nome, em Amsterdã - Piroschka van de Wouw/Reuters

Eles disseram que agora estão mais confiantes de que Van Gogh, que pintou a tela em janeiro de 1889, a havia baseado em uma obra "Girassóis" anterior, que pintou no verão de 1888, que agora está pendurada na National Gallery, em Londres.

Na restauração, uma camada de cera está sendo removida, mas vários vernizes aplicados ao longo dos anos —e agora sujos ou descoloridos— não podem ser removidos porque estão colados à tinta subjacente.

"Girassóis" voltará à mostra no Museu Van Gogh, em Amsterdã, no dia 22 de fevereiro, sob nova iluminação, mais suave.

A Tate, em Londres, vai abrigar uma grande exposição do artista a partir de 27 de março, com 45 obras do holandês.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.