Descrição de chapéu Livros

Ruy Castro renova livro sobre estrelas do século 20 e as resgata em atração no rádio

Em oito episódios, 'Saudades do Século 20' apresenta canções e biografias de nomes como Billie Holiday e Frank Sinatra

Rafael Gregorio
São Paulo

Ruy Castro tinha uma dívida com Frank Sinatra.

“Já pensou quantas gerações namoraram ao som dele? São trilhões de horas de romances embaladas por aquela voz.”

Reflexões afins inspiram “Saudades do Século 20”, série de oito episódios que o escritor, jornalista e colunista da Folha apresenta a partir de domingo (6), às 14h, na rádio Cultura —a atração também é veiculada na rádio MEC, no Rio.

A fonte é o livro de mesmo nome que Ruy, 70, reeditou em novembro (Companhia das Letras, 416 págs., R$ 84,90).

“Um novo livro”, corrige o autor —com novos formato, capa e projeto gráfico, além de 200 atualizações, 32 páginas de fotos e um capítulo inédito sobre Marilyn Monroe.

Além dela, outros 13 artistas que marcaram o século 20 têm as vidas entrelaçadas por Ruy.

“O século 20 como o mais bem documentado até então, essa é a ideia do livro.”

Escrevê-lo foi um jeito de tirar férias, brinca Ruy. Ele havia terminado “O Anjo Pornográfico”, biografia do escritor Nelson Rodrigues (1912-1980), e preparava-se para iniciar “Estrela Solitária”, sobre Garrincha (1933-1983), quando sentiu que precisava descansar.

Nada melhor que fazê-lo cercado de boas companhias.

“Senti vontade de criar um livro com perfis de artistas sobre os quais eu teria prazer em escrever. Passava um tempo lendo os livros, vendo os filmes, ouvindo as canções… Era como conviver com eles.”

Da estrelada escalação, sete nomes são apresentados no programa, cujo texto e produção Ruy dividiu com as escritoras Heloisa Seixas, com quem é casado, e Julia Romeu.

É a quarta incursão do trio. “Chega de Saudade”, “A Noite de Meu Bem” e “Carmen - uma Biografia”, livros de Ruy sobre a bossa nova, o samba-canção e a cantora Carmen Miranda, já viraram atrações no dial.

Heloisa também foi fundamental na seleção das músicas, diz o autor. “Ela trouxe uma visão mais realista; você não pode fazer um programa sobre Sinatra sem tocar ‘New York, New York’”, explica.

Famosa pelas interpretações de canções como "Strange Fruit" e “Stormy Weather”, Billie Holiday é tema do primeiro episódio.

Os seguintes apresentam o dançarino Fred Astaire, o músico Glenn Miller, a atriz Marilyn Monroe e os cantores Doris Day, Anita O’Day e Frank Sinatra.

“É proposta revolucionária no rádio brasileiro: música de grande qualidade”, provoca Ruy. São 15 canções em cada programa, em média, além de curiosidades e descobertas.

“Fred Astaire é tido por dançarino, mas foi um dos grandes cantores dos EUA. Já no programa da Doris Day, não tem ‘Que Sera, Sera’, que ela detestava, e eu também. No final, pergunto: ‘Você reparou que não teve aquele sucesso? É porque não precisava’.”

Saudades do Século 20

  • Quando Domingo, às 14h, a partir de 6/1, na Cultura (FM 103.3 MHz em SP; culturafm.cmais.com.br), e desde 2/12, às 21h, na MEC (FM 99.3 MHz e AM 800 kHz; radios.ebc.com.br/mecfmrio), no RJ e em Brasília.
  • Autor Ruy Castro (Companhia das Letras, 416 págs., R$ 84,90)
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.