Morre a ilustradora Mariza Dias Costa, aos 66 anos

Publicados na Folha desde 1978, seus desenhos são considerados revolucionários na imprensa nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​A ilustradora Mariza Dias Costa morreu nessa quinta-feira (28), por volta da meia-noite, aos 66 anos. De acordo com o amigo e também ilustrador Orlando Pedroso, ela passou mal enquanto estava na rua e chegou a ser socorrida pelo Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) e levada ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu.

A causa da morte ainda não foi identificada. Mariza será velada no Araçá, neste sábado (31), das 10h às 14h.

Nascida em 1952 na Guatemala, filha de diplomata, seus desenhos estamparam as colunas de Paulo Francis no “Diário da Corte” de 1978 a 1990, e do psicanalista Contardo Calligaris desde 1999, publicada às quintas na Folha.

Seus trabalhos retratando figuras disformes são considerados inovadores na imprensa brasileira, mesclando o tradicional nanquim ao xerox (apelidado de “MarizaTone” pela ilustradora) para reproduzir texturas de tecidos, guardanapos e outros objetos.

“Ela ia no lixo, pegava as impressões que saíam errado e incluía nos desenhos”, relembra Pedroso. “E desenhava que nem homem, com imagens violentas, olhos saltando e coisas explodindo.”

Apesar de não ter se formado na escola, falava cinco línguas, incluindo árabe, russo e grego, afirma o amigo. O conhecimento refletiu-se no hábito de assinar as ilustrações com símbolos de outros alfabetos.

“Ela foi um divisor de águas em termos de ilustração nos jornais brasileiros”, diz Pedroso, que organizou, em 2013, a retrospectiva “...E Depois a Maluca Sou Eu!”. “Não existe um único ilustrador da geração dos anos 1970 e 1980 que não tenha sido influenciada por ela.”

​Mariza deixa dois irmãos, que moram em Los Angeles, e admiradores nos meios jornalístico e da arte. Ainda não há informações em relação às datas e horários do velório e do enterro.

Erramos: o texto foi alterado

Mariza Dias Costa nasceu em 1952  —e não em 1962, como havia sido informado anteriormente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.