Descrição de chapéu The New York Times

Quais teorias sobre 'Game of Thrones' ainda têm chance de ser confirmadas?

Episódio final vai ao ar hoje à noite

Jennifer Vineyard
The New York Times

​Fãs de “Game of Thrones” não se limitam a assistir à série —eles teorizam. Sobre tudo. Sobre profecias ou supostas profecias feitas mesmo pelos personagens mais insignificantes. Sobre tramas e detalhes dos livros que nem sequer são mencionados na série. Sobre mistérios nunca elucidados e sobre teorias unificadoras de tudo que propõem explicações até estapafúrdias.

Agora, quase no fim, restam poucas teorias que podem ajudar esclarecer os mistérios remanescentes ou a prever os momentos finais.

Veja algumas, em ordem de plausibilidade. Contém spoilers. ​

O príncipe ou a princesa prometidos
Azor Ahai foi um herói antigo que os seguidores do Senhor da Luz acreditam estar destinado a renascer como o príncipe ou a princesa prometido. Melisandre acreditava que o príncipe prometido seria Stannis, depois pensou que fosse Jon e, mais tarde, pareceu pensar que Jon e Daenerys juntos pudessem ter algo a ver com isso. Os outros sacerdotes e sacerdotisas do Templo Vermelho sempre pregaram que a princesa prometida é Daenerys.

Segundo a profecia, o Azor Ahai renascido terá a missão de impedir que ocorra a longa noite, como fez o Azor original milhares de anos atrás. É possível argumentar que Arya cumpriu esse papel, já que matou o Rei da Noite. Outras pessoas ainda acreditam que o príncipe ou princesa prometido será um filho nascido de Jon e Dany, se esta não for tão infértil quanto pensa (e se Jon algum dia resolver que consegue encarar um incesto.

(E se Dany viver por tempo suficiente para descobrir). Mas Azor Ahai teve de sacrificar sua amada, Nissa Nissa, para poder derrotar as trevas na vez passada. A profecia diz que o herói que está por vir teria que fazer o mesmo. Se Jon é o novo Azor Ahai, isso talvez signifique que ele terá de matar Dany. Uma coisa é certa —ele agora tem motivo suficiente para isso.

Há um dragão embaixo de Winterfell
O que você pensa que mantém o castelo aquecido? Segundo a visão geral, são as fontes térmicas naturais que existem em Winterfell e redondezas, que são usadas para aquecer geotermicamente as estruturas do castelo. Mas alguns fãs pensam que o sistema é aquecido por um dragão que vive no subsolo. Parece pouco provável. 

Bran não é um só
Bran Stark anda superocupado, segundo alguns fãs, alterando o número de linhas do tempo e habitando os espaços de múltiplos Brandon Starks, incluindo o infame Bran, o Construtor, que ergueu a Muralha de Westeros. Como foi o caso da teoria “Bran é o Rei da Noite”, que ganhou tanta popularidade antes de o Rei da Noite morrer, parece que não é esse o rumo que a série está seguindo.

Tyrion tem um segredo: é um Targaryen
Esta teoria é alimentada por alguns fãs que acreditam que o rei Aerys 2º teria engravidado Joanna Lannister, a esposa de Tywin, o que faria de Dany e Tyrion meio-irmãos. Não há dúvida de que Aerys desejava Joanna. Parece que ele tomou algumas liberdades com ela durante a cerimônia de casamento e consumação de Tywin e Joanna. Mas eles tiveram um caso, como a mulher de Aerys parecia desconfiar? Ou ele estuprou Joanna?

É impossível saber, mas se Tywin tivesse alguma razão para suspeitar que Tyrion não fosse seu filho, provavelmente teria implementado seus planos de matá-lo na infância. Seja como for, essa é uma teoria que o próprio ator Peter Dinklage já desmentiu.

A profecia do Valonqar
A morte de Cersei —nos braços de Jaime, seu irmão gêmeo, mas um pouquinho mais jovem— foi a realização de uma profecia feita no passado por uma feiticeira da floresta? Vimos parte da profecia na quinta temporada, quando a feiticeira, Maggy, a Rã, previu que Cersei se casaria com o rei, não com o príncipe, que ela seria rainha até que uma rival mais jovem e mais bela chegasse para derrubá-la, que o rei teria 20 filhos e ela, três e que seus filhos morreriam: “De ouro serão as suas coroas e de ouro as mortalhas”.

Nos livros, porém, a profecia de Maggy continua: “E quando vossas lágrimas vos afogarem, o valonqar enrolará as mãos em vossa pálida garganta branca e estrangular-vos-á até vos roubar a vida”. Valonqar é uma palavra no idioma alto valiriano que significa “irmão menor” (ou priminho), por isso alguns leitores acharam que a profecia se referia a Jaime. Cersei pensava que era relativa a Tyrion.

A mão de Jaime estava no pescoço de Cersei na cena da morte de ambos, mas ele não a estrangulou. Isso desmente esse aspecto da profecia, segundo qualquer interpretação senão a mais figurativa possível.

Tradução de Clara Allain

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.