Descrição de chapéu Livros

Em livro, Hercule Poirot deve encontrar assassino em meio a mentiras

Livro foi um dos maiores sucessos da escritora Agatha Christie

Thales de Menezes
S√£o Paulo

‚ÄúOs Cinco Porquinhos‚ÄĚ n√£o √© apenas mais um romance de Agatha Christie com seu personagem de maior popularidade, Hercule Poirot. H√° uma peculiaridade nessa investiga√ß√£o. Somada ao surpreendente final, ela faz deste livro um destaque de sua bibliografia.

A obra chega √†s bancas neste domingo (22), como o volume n√ļmero 18 da Cole√ß√£o Folha - O Melhor de Agatha Christie. Lan√ßado originalmente em 1942, o romance teve uma das melhores recep√ß√Ķes pelos cr√≠ticos que qualquer obra da escritora recebeu. A solu√ß√£o para o mist√©rio conquistou tamb√©m os leitores.

O detetive belga é procurado por Carla Lemarchant, uma jovem que pede ajuda a Poirot para resolver um crime que ocorreu 15 anos antes.

O pintor renomado Amyas Crale, pai de Carla, √© morto por envenenamento. Sua mulher, Caroline, √© presa e vai a julgamento. √Č considerada culpada e em seguida condenada √† pris√£o perp√©tua. Mas morre na pris√£o, tempos depois. E deixa para a filha uma carta na qual afirma sua inoc√™ncia.

Intrigado com o caso, Poirot aceita a investigação. Ele e Carla fecham o grupo de suspeitos em cinco pessoas: Angela Warren, irmã de Caroline; Elsa Greer, amante de Amyas; Cecilia Wlliams, professora particular de Carla; e Philip e Meredith Blake, irmãos que eram vizinhos de Amyas.

Mais uma vez, Poirot irá de interrogar cada um e depois reunir todos numa confrontação até revelar a identidade do assassino. Exposto dessa maneira, o enredo parece seguir a mesma fórmula de outros tantos que a escritora criou.

A diferen√ßa est√° depositada na aus√™ncia de provas materiais para apoiar a dedu√ß√£o de Poirot. Lidando com acontecimentos transcorridos h√° 15 anos, ele depende exclusivamente dos depoimentos. O leitor √© apresentado a cinco vers√Ķes dos mesmos fatos.

Assim, cada declara√ß√£o dos personagens em ‚ÄúOs Cinco Porquinhos‚ÄĚ precisa ser acompanhada com redobrada aten√ß√£o. Somente a compara√ß√£o constante entre elas pode dar os elementos para Poirot construir sua teoria. Nunca em um livro de Agatha Christie encontrar a verdade entre tantas mentiras foi t√£o essencial.

Coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.