Robert Freeman, fotógrafo dos Beatles, morre aos 82 anos

Britânico foi criador das capas de 'With the Beatles' e 'Rubber Soul'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu nesta sexta-feira (8) o fotógrafo Robert Freeman, aos 82 anos. O britânico ficou conhecido por fotografar algumas das capas dos álbuns dos Beatles, como "Hard Day's Night" (1964), "Help!" (1965) e "Rubber Soul" (1965).

Paul McCartney prestou homenagem a Freeman em seu site. "Ele foi um dos nossos fotógrafos favoritos, que criou algumas das nossas capas de álbuns mais icônicas", escreveu. "Além de um ótimo profissional, era imaginativo e um pensador original". 

Paul recordou a fotografia da capa de "With the Beatles" (1963). "As pessoas pensam que a imagem da capa [...] foi uma foto de estúdio cuidadosamente arranjada. Na verdade, foi tirada muito rapidamente por Robert no corredor de um hotel em que estávamos hospedados, em que a luz natural vinha das janelas no fim do corredor. Acho que não demorou mais de meia hora para consegui-la."

Capa do álbum "With the Beatles"
Capa do álbum "With the Beatles" (1963) - Reprodução

Ringo Starr também publicou uma mensagem relembrando o fotógrafo. "Deus abençoe Robert Freeman, paz e amor a toda sua família", disse o ex-Beatle em sua conta no Twitter.

Nascido em 5 de dezembro de 1936, Freeman começou sua carreira no jornal inglês The Sunday Times. Ele também foi responsável por todas as fotos do primeiro calendário da Pirelli, em 1963, publicação famosa por suas imagens sensuais. 

A causa da morte não foi informada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.