Descrição de chapéu Multitela Televisão

'Torre das Donzelas' revisita prisão feminina da época da ditadura

Documentário, que traz Dilma Rousseff, será exibido na TV paga nesta segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Torre das Donzelas
GNT, 23h30, 12 anos

Desativado em 1972, o presídio Tiradentes tinha uma ala para prisioneiras políticas —entre elas, esteve a ex-presidente Dilma Rousseff. Mais de 40 anos depois, a cineasta Susanna Lira construiu uma réplica da tal Torre das Donzelas, como a ala ficou conhecida, e levou lá algumas das remanescentes para contarem as suas histórias ali. O resultado é um filme que resgata não só a memória dessas mulheres, como também a necessidade de resistir em tempos sombrios.


Minions
Record, 22h30, livre

Os assistentes de Gru, da franquia “Meu Malvado Favorito”, fizeram tanto sucesso que ganharam seu próprio longa em animação. Na versão original, a vilã Scarlet Overkill é dublada por Sandra Bullock.


Roda Viva
Cultura, 22h, 12 anos

O programa reprisa a entrevista com o escritor israelense Yuval Harari, autor de best-sellers como “21 Lições para o Século 21”. Cláudia Costin, colunista da Folha, está na bancada.

Yuval Noah Harari, em Beverly Hills, EUA, em 2018
Yuval Noah Harari, em Beverly Hills, EUA, em 2018 - Emily Berl/The New York Times

Minha Mãe É uma Peça 2
Globo, 23h06, 12 anos

Aproveitando que o terceiro filme da franquia estreia nos cinemas esta semana, a emissora reprisa a segunda incursão de Dona Hermínia  (Paulo Gustavo) nas telas. Agora a personagem está rica e famosa, depois de ganhar o seu próprio programa de TV.


Hilda Hilst Pede Contato
Canal Brasil, 18h50, 12 anos

Durante anos a fio, a escritora Hilda Hilst (1930-2004) tentou se comunicar com os mortos, deixando mais de cem horas de gravação em fitas cassete. O documentário de Gabriela Greeb, que traz algumas cenas dramatizadas, reconstitui esta curiosa obsessão da autora de “A Obscena Senhora D”.


Gilberto Gil – Antologia Vol. 1
Curta!, 22h40, livre

Com produção da Espiral Filmes e direção de Lula Buarque de Hollanda, este documentário cobre a primeira fase da carreira de Gilberto Gil, de 1968 a 1987. O cantor e compositor comenta o contexto em que foram feitas algumas de suas canções dessa época.


Sergio Herman: Fucking Perfect
Sundance TV, 22h, 12 anos

O canal exibe até domingo (29), sempre no mesmo horário, a faixa “Brindemos com Indie”, só com filmes independentes. A estreia é com este documentário sobre o chef holandês Sergio Herman, que fechou seu restaurante quando estava no auge do sucesso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.