Itaú Cultural lança edital para projetos de artes visuais criados na quarentena

Serão contemplados 120 projetos que abordem o tema do isolamento social; cada um deles receberá R$ 3.000

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São Paulo

O Itaú Cultural abre na próxima segunda (20), às 9h, as inscrições para o último dos três editais de emergência que prometeu para financiar artistas impedidos de se apresentar por causa da pandemia do novo coronavírus.

O primeiro, voltado para as artes cênicas, e o segundo, para a música, foram lançados nos dias 6 e 13 de abril, respectivamente, e já foram finalizados.

Juntos, os três beneficiarão até 360 projetos. A instituição afirma ainda que estuda contemplar outras áreas em novos editais.

Prédio de esquina iluminado à noite
Fachada do prédio do Itaú Cultural, na avenida Paulista, em São Paulo - Divulgação

Desta vez, porém, o concurso é voltado para as áreas das artes visuais e da fotografia. As inscrições, limitadas a maiores de 18 anos, vão até 23h59 da quarta (22), e devem realizadas no site do Itaú Cultural.

Serão 120 projetos selecionados, 80 de artes visuais e 40 de fotografia, pelas equipes de artes visuais, acervo e comunicação do Itaú Cultural.

Cada selecionado receberá R$ 3.000 como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais da obra. Os contemplados serão informados por email até 18 de maio.

Em ambas as categorias, os projetos devem refletir sobre o período de isolamento social e vir acompanhados de um breve texto sobre o trabalho e uma pequena biografia do autor. Não serão aceitas obras em produção, inacabadas, interrompidas ou em desenvolvimento.

No caso da categoria de artes visuais, os trabalhos podem ser realizados por mais de um autor (a inscrição deve ser feita por apenas um deles, no entanto). Já na de fotografia, só uma pessoa pode assinar, e os trabalhos devem formar uma série.

Os projetos escolhidos serão apresentados ao público segundo uma agenda organizada pela equipe do Itaú Cultural. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou em outros canais de exibição, como redes sociais.

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