Descrição de chapéu Artes Cênicas

Centro de Pesquisa Teatral do Sesc SP se torna digital e homenageia Antunes Filho

Iniciativa se adapta à pandemia com programação de seminários, cursos e mostras virtuais

São Paulo

Um dos espaços teatrais mais icônicos da cidade de São Paulo, o Centro de Pesquisa Teatral, ou CPT, do Sesc, migra agora para o universo digital, em meio à pandemia do novo coronavírus, com dezenas de encontros online.

Um ano depois da morte de Antunes Filho, que coordenou o CPT desde sua criação, em 1982, o Sesc usará plataformas digitais para promover atividades de formação de atores e dramaturgos, a partir do dia 1º de setembro.

​Seminários, bate-papos, debates, cursos e mostras compõem a programação online, elaborada sob cinco eixos –formação de atores; criação e experimentação; dramaturgia; cenografia; memória, acervo e pesquisa.

Pessoas ao redor de uma mesa
Peça "Blanche", do Centro de Pesquisa Teatral, do Sesc São Paulo - Divulgação

“As ações que agora apresentamos ao público, como continuação dos trabalhos do CPT, não poderiam acontecer num momento mais emblemático", diz Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. "É num mundo que exclama por autocrítica e autorreflexão que o CPT, inspirado no legado do eterno Antunes Filho e irmanado a tantas mentes talentosas, reitera a força transformadora e necessária do teatro."

No primeiro encontro online, que faz parte de uma série de seminários online —transmitidos ao vivo pelas redes sociais do CPT—, às 11h dessa terça (1º), Miranda se reunirá com os diretores Samir Yazbek, Gabriel Villela e Bia Lessa para debater o legado de Filho ao teatro brasileiro e as novas perspectivas para o setor.

A realização das pesquisas de maneira digital é vista com ânimo pelos organizadores da CPT, conta Tommy Pietra, assistente teatral na gerência de ação cultural do Sesc São Paulo.

"É interessante porque garante uma amplitude boa. Podemos contar com pessoas de fora do estado e do país", diz ele. "Mas é claro que pretendemos voltar aos trabalhos presenciais, quando possível."

"De repente, todo mundo se viu impedido de encontrar pessoas, houve um momento de muita aflição. Mas com o passar do tempo, as pessoas foram testando novas possibilidades", acrescenta. ​"Com as unidades fechadas [devido à pandemia], formamos um grande grupo para estabelecer essa nova programação e os novos objetivos da CPT."

A programação completa das atividades online do CPT está no site oficial do Sesc São Paulo, com os links de inscrições e informações sobre cada evento.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.