Descrição de chapéu Televisão Maratona

Delírios e traumas guiam protagonista por estranha ilha em 'The Third Day'

Jude Law, Naomie Harris e Katherine Waterston estão na nova minissérie da HBO

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É difícil entender o que está acontecendo no primeiro episódio da minissérie “The Third Day”, recém-lançada pela HBO. Mas, acredite, você não está sozinho. O próprio protagonista da trama, interpretado por Jude Law, parece ele mesmo confuso quanto ao que acontece à sua volta.

Após um problema no trabalho, Sam vai a uma floresta para refletir e se acalmar. Ele encontra uma garota em apuros e a decide levar até sua casa, numa pequenina ilha na costa britânica. Mas, para chegar lá, é preciso ter uma ajudinha da maré —se ela estiver alta, o sinuoso e estreito caminho de terra que liga o lugar ao continente fica submerso.

É claro que isso acontece justamente quando o protagonista tenta atravessar a passagem depois de deixar a menina em segurança. Preso na ilha, ele começa a perceber que por trás daquele cenário idílico existe uma comunidade de costumes arraigados e até mesmo hostil.

Diante do desconhecido, medos, inseguranças e traumas invadem sua mente, forçando Sam a embarcar numa jornada que parece misturar realidade e fantasia.

“O Sam tem muita dificuldade de distinguir o que é real naquela ilha. Ele está em uma confusão psicológica, como uma alucinação, e o espectador mergulha nessa turbulência interna que ele vive”, diz Katherine Waterston, parceria de cena de Law, por videoconferência.

“Além disso, há também elementos de suspense e terror inegáveis na história, o que a deixa bem interessante. Mas no fim o que importa são os sentimentos de Sam, a maneira como ele lida com a dor. A série é um estudo disso.”

Waterston assume o papel de Jess, personagem central para que Sam processe os traumas e os problemas que o assombram. Ela é seu único vínculo com o continente, já que ela também é uma forasteira, no lugar só de passagem.

“Ela é como uma ponte, que tem —metaforicamente, é claro— um pé na ilha e outro no continente. Ela não é de lá, mas tem certa familiaridade com aquele lugar. Então ela está lá para que Sam saiba que há alguém em quem confiar num lugar desconhecido e assustador para ele”, diz a atriz.

“Eu precisei criar uma personagem que fosse pé no chão e acolhedora. Quando você está num papel coadjuvante, você tem a responsabilidade de não fazer os protagonistas parecerem idiotas”, brinca a atriz. “Então era importante para mim que o ponto de vista da Jess em relação à ilha fosse honesto, positivo e sem artimanhas.”

Além de ser o porto seguro de de Jude Law naquela ilha, Waterston também é seu ponto em comum com outra protagonista da minissérie. Com seis episódios, a trama é dividida em duas partes, verão e inverno. Na segunda, quem guia a trama é Helen, personagem de Naomie Harris que também visita o lugar, num momento diferente.

Junto com Emily Watson, Waterston é um rosto onipresente naquelas duas histórias. Mesmo não sendo as protagonistas, elas têm o dobro de episódios de “The Third Day” no currículo quando comparadas a Law e Harris.

Waterston retorna à TV depois de sete anos de “Boardwalk Empire”, série, também da HBO, em que teve uma participação. Mas a passagem pela telinha vai ser breve e seus próximos trabalhos estão no cinema.

O mais aguardado deles é a terceira incursão no universo de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, derivado da franquia “Harry Potter”. A nova trama vai se passar no Rio de Janeiro dos anos 1920 ou 1930. Mas, para a frustração dos cariocas, eles não devem ver Waterston passeando com trajes de bruxa pelo calçadão de Copacabana.

“Eu acho que provavelmente você sabe tanto quanto eu sobre esse filme. E, se eu soubesse mais, eu nunca admitiria”, brinca ela, sobre a produção sigilosa do novo longa. “Mas eu acho que nós já sabemos a resposta para essa pergunta em 2020”, diz sobre a possibilidade de vir ao Brasil gravar suas cenas.

“A Covid-19 acabou com esse misto de glamour e decadência das viagens, isso ficou no passado. O triste é que eu provavelmente não vou ao Brasil, mas por outro lado nossa produção vai ser mais ecológica por filmar tudo em um só lugar. Então é isso, até onde sei, todo o filme vai ser gravado num estúdio na Inglaterra —e eu fico bem triste por isso”, lamenta.

The Third Day

  • Quando Exibido às segundas, às 22h, na HBO. Disponível na HBO GO
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.