Descrição de chapéu Moda

México questiona estilista francesa sobre apropriação de símbolos indígenas

Ministério da Cultura do país envia carta a Isabel Marant e pede que ela explique elementos de suas roupas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daina Beth Solomon Abraham Gonzalez
Cidade do México | Reuters

O Ministério da Cultura do México questionou nesta quarta-feira (4) o fato de a estilista francesa Isabel Marant usar padrões de povos indígenas mexicanos, a queixa mais recente do governo contra a apropriação de estilos locais por parte de grifes da alta costura.

De acordo com o Ministério, a coleção mais recente de Marant, incluindo uma capa comprida com listras e desenhos de raios estelares em tons de cinza e marrom, inclui elementos do povo purepecha, do estado mexicano Michoacán.

“Eu peço, senhora Isabel Marant, que explique publicamente com que justificativa [você] privatiza uma propriedade coletiva" disse a ministra Alejandra Frausto, em uma carta a estilista. "E como este uso beneficia as comunidades criadoras."

“Alguns símbolos que você tomou têm um significado profundo para esta cultura”, acrescentou Frausto, pedindo proteção para os artesãos "historicamente invisibilizados”.

A marca Isabel Marant não respondeu de imediato ao pedido de comentário, e seu site se diz comprometido com um comportamento ético e responsável.

Em 2015, a empresa recebeu uma acusação semelhante por incorporar desenhos de Oaxaca, estado do Sul do México.

No ano passado, um órgão do governo do país questionou a estilista Carolina Herrera e a grife Louis Vuitton por usarem elementos tradicionais em suas peças sem considerar os povos que as criou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.