Descrição de chapéu
Livros LGBTQIA+

Alison Bechdel mostra que respeitar sapatas também é rir com elas

Tiras da quadrinista seguem relevantes desde os anos 1980 por mostrar as contradições e diferenças entre lésbicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Stephanie Borges

Poeta, tradutora e jornalista, é autora de “Talvez Precisemos de um Nome para Isso”. Apresenta o podcast Benzina.

O Essencial de Perigosas Sapatas

  • Preço R$ 109,90 (416 págs.); R$ 69,90 (ebook)
  • Autor Alison Bechdel
  • Editora Todavia
  • Tradução Carol Bensimon

A lésbica feminista vegetariana, o casal de mulheres que opta por uma inseminação artificial, a fancha que não acredita em monogamia e a sapatão que se diverte ao desafiar noções de gênero são apenas algumas das personagens de "O Essencial de Perigosas Sapatas", de Alison Bechdel, que chega ao Brasil com tradução de Carol Bensimon.

Concebida para tratar da existência lésbica sem reproduzir ideias preconceituosas, a tira se tornou um sucesso e foi publicada por 25 anos acompanhando mudanças políticas, culturais e as lutas pelos direitos LGBTQIA+ entre 1983 e 2008.

A seleção das tiras no volume funciona como um folhetim, centrado inicialmente nas desventuras amorosas de Mo, uma feminista idealista, e apresentando suas amigas Lois, Ginger, Clarice e Toni, além de suas namoradas, colegas de trabalho e as histórias de cada uma dessas mulheres.

As tiras retratam questões comuns da vida lésbica, como a amizade entre ex-namoradas, sair do armário e a formação de redes de apoio e famílias estendidas. A cartunista aborda situações recorrentes —como relacionamentos a distância e a velocidade com que as sapatas vão morar com as namoradas— com leveza e humor, mostrando que respeitar a humanidade das sapatas também é rir com algumas de suas histórias.

No entanto, entre protestos e o fim da faculdade, nossas heroínas encaram novos desafios, como conciliar a carreira e a criação de filhos, lidar com a morte dos pais e financiar a casa própria. Várias tiras trazem comentários críticos sobre a imprensa nos Estados Unidos e os governos de Bill Clinton e de George W. Bush, articulando as tensões da vida cotidiana e a preocupação com o cenário político e o futuro do planeta.

Bechdel conquistou leitores no Brasil com as graphic novels "Fun Home" e "Você É Minha Mãe?", que misturam autobiografia, psicanálise e o processo criativo da quadrinista. Quem conhece o trabalho da autora percebe como o senso de humor e a sensibilidade ao lidar com temas delicados como a depressão e o luto estão presentes desde os primeiros cartuns.

Na antologia, é possível observar como o traço de Bechdel se torna mais detalhista ao desenhar uma tira quinzenal. E perceber que elementos de seus livros, como a metalinguagem e o diálogo entre os quadrinhos e as referências literárias da autora, já estavam presentes em "Perigosas Sapatas".

O impacto da popularização da internet e fenômenos culturais como "Star Wars" e "Harry Potter" também estão registrados na antologia, que também funciona como crônica de um passado recente sob um ponto de vista inteligente e lésbico.

Embora a representação de lésbicas na cultura pop tenha mudado bastante dos anos 1980 até hoje, a compilação segue relevante por captar as diferenças entre as personagens e suas contradições individuais.

Além do cuidado de Bechdel ao desenhar mulheres brancas, negras e descendentes de imigrantes, jovens e velhas, gordas e magras, a multiplicidade também está na maneira como a quadrinista trata os conflitos entre as amigas, as infidelidades, o perdão e o conservadorismo de algumas sapatas.

É a união de personagens bem construídas com a narrativa num tom bem-humorado que torna "O Essencial das Perigosas Sapatas" uma boa leitura para todos os públicos —incluindo heterossexuais e leitores que ainda não se aventuraram com quadrinhos para adultos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.